Restaurante Fogo: A faceta mais descontraída e tradicional do chef Alexandre Silva

A faceta mais descontraída e tradicional do chef Alexandre Silva, está patente na cozinha do FOGO, que agora celebra o 5º aniversário.

Chef Alexandre Silva
Restaurante FOGO: A faceta mais descontraída e tradicional do chef Alexandre Silva - ®DR

O chef Alexandre Silva convida à celebração do 5º aniversário do restaurante FOGO com iniciativas que premeiam os clientes mais assíduos e os que ainda não tiveram a oportunidade de experimentar a sua cozinha, de tributo ao elemento fogo. As celebrações têm início em março e vão prolongar-se durante o ano.

Localizado no centro de Lisboa, na Avenida Elias Garcia, o restaurante FOGO celebra cinco anos desde que abriu as portas em 2019, nas vésperas da pandemia. Resistente, tal como o elemento que o define, o FOGO marca a faceta mais descontraída e tradicional do chef Alexandre Silva, notabilizado pelo seu trabalho no restaurante LOCO (distinguido com a Estrela Michelin), que aqui trabalha o receituário português, muito ligado às suas memórias de infância.

“O FOGO é um projeto muito especial para mim. É um ponto de encontro com a cultura gastronómica portuguesa, no centro da capital, com os sabores tradicionais do fumo e do lume. São as memórias típicas das nossas aldeias que aqui são trabalhadas, respeitando a autenticidade do produto nacional, exclusivo nos meus restaurantes, com pratos como o arroz de forno com pato assado, a raia grelhada ou a cabidela de frango do campo”, explica o chef Alexandre Silva.

Para celebrar o 5º aniversário, os clientes vão poder beneficiar de várias iniciativas, como o Cartão Fidelidade, que já nos meses de março e abril, oferece 20% de desconto ao almoço*, seja individual ou em grupo, de segunda a sexta-feira. Para o efeito, basta apresentar um cartão por mesa, o que permite flexibilidade e a transmissão do mesmo a amigos ou familiares, podendo ser usado todos os dias úteis das semanas em vigor. “A ideia é que os clientes tenham a oportunidade de celebrar connosco estes primeiros cinco anos de FOGO, usufruindo de vantagens que lhes permitam desfrutar ainda mais da nossa comida”, explica o chef.

Com uma carta dinâmica, alterada consoante a sazonalidade dos produtos, Alexandre Silva propõe nas entradas o pão e a broa confecionados no forno a lenha; uma tábua de charcutaria de porco alentejano ou de queijos nacionais; ostra na brasa; tártaro de vaca com tutano fumado, e tostas na brasa; atum bonito, molho de amêndoa, laranja, sarraceno; bivalves na brasa; ou carabineiro grelhado.

Nos pratos principais, as sugestões são raia grelhada, batata, molho de manteiga, espinafres; polvo, batata-doce, lombarda e molho à espanhola; peixe da lota, arroz cremoso, emulsão de carabineiro; arroz de forno com pato assado; costeletão de porco preto grelhado, arroz de forno; cabidela de frango do campo; vazia alta de vaca grelhada, batata e couve grelhada; ou tomahawk de vaca maturada.

Para fechar a refeição, como sobremesa, o FOGO apresenta papo de anjo, gelado de nata; tarte de citrinos merengada; pão de ló húmido, gelado, azeite e flor de sal.

Ao longo do ano serão apresentadas outras surpresas de celebração do 5º aniversário do FOGO.

aNOTÍCIA.pt