Inscrições já abertas para o World Class Portugal

O World Class Portugal da Diageo, iniciativa que procura o melhor bartender português, já tem inscrições abertas.

World Class Portugal
Inscrições já abertas para o World Class Portugal - ®DR

A 9ª edição do World Class Portugal da Diageo, iniciativa que procura o melhor bartender português para participar na maior competição de cocktails e bares do mundo, já tem as inscrições estão abertas. Os eventos World Class Studios já começaram com o elemento ÁGUA como ingrediente principal.

O World Class Portugal, plataforma promovida pela Diageo, que tem como principal foco descobrir o melhor bartender nacional, está de regresso com a sua 9ª edição. Esta iniciativa fomenta a aprendizagem, impulsiona o desenvolvimento de novas competências, e desafia a criatividade de todos os profissionais da coquetelaria e destilados premium. As inscrições deste ano já estão abertas, terminando dia 30 de abril, e todas as informações e novidades vão sendo reveladas nas redes sociais da World Class Portugal.

Nas próximas semanas, e até ao final da competição, a organização liderada por Honório Oliveira, reserve brand ambassador do World Class Portugal, irá realizar diversas atividades em diferentes zonas do país, e lançar “challenges” aos candidatos inscritos. No final de maio serão conhecidos os finalistas, numa semi-final que selecionará o TOP 12, bartenders estes que irão estar na competição final em junho. Aí será conhecido o vencedor de 2024.

As iniciativas que este ano precedem o evento final vêm dar continuidade ao ciclo iniciado em 2022, dedicado aos quatro elementos da natureza. Depois dos temas Terra, e Fogo, este ano é o elemento ÁGUA que está em destaque.

De norte a sul do país, os eventos World Class Studios contam com a colaboração de bartenders, chefs, produtores, entre outros convidados ligados com atividades profissionais ligadas ao tema da água, ou para quem este recurso é uma prioridade, como é o caso de uma bióloga marinha, ou de um engenheiro agrónomo.

Chefs, bartenders e outros parceiros apresentam as suas perspetivas de utilização da água. Exemplos de como na cozinha os processos têm reações distintas dependendo da água são demonstrados e dados a provar pelos chefs Vítor Adão (Plano e Planto) – como aconteceu no passado dia 5 de março, no primeiro evento World Class Studios na Praia de Santa Cruz -, Julien Montbabut (Le Monument) e João Oliveira (Vista).

É para mim um prazer anunciar a 9ª edição da World Class Portugal, desta que é a maior competição de bartending do mundo! É um orgulho fazer parte de um projeto que promove a aprendizagem de jovens bartenders, e o desenvolvimento de novas competências, desafiando a criatividade dos profissionais de bar que ao lado da Diageo trilham o seu caminho sempre com curiosidade e vontade de chegar mais longe. Novamente com a sustentabilidade como ingrediente principal, este ano continuamos o ciclo de homenagem e reflexão sobre os elementos da natureza, dedicando esta edição ao tema da água, como recurso fundamental à vida, e tão presente em todos os principais componentes do universo dos cocktails, desde o gelo, à água de diversos preparados, e também a sua presença nos mais variados processos.”, refere Honório Oliveira, reserve brand ambassador do World Class em Portugal da Diageo.

O primeiro evento World Class Studios, que decorreu em Santa Cruz, teve como protagonistas a Oceano Sem Plásticos, organização com a qual se desenvolveu uma ação de limpeza da praia, tomando consciência dos microplásticos, e reforçando a importância deste recurso, seguindo-se a intervenção da bióloga marinha Cátia Figueiredo. Esta iniciativa, que decorreu no Plaj Beach House, desafiou ainda o chef Vítor Adão, que trouxe para a mesa, e para a discussão, o tema dos fermentados e dos seus famosos picles, e o bartender vencedor do World Class Portugal 2023, Bernardo Rodrigues. Ideias e técnicas foram partilhadas entre todos, com a ativa participação de todos os presentes. Emanuel Minez e Paulo Gomes, bartenders cofundadores do Red Frog fecharam o evento com a sua apresentação, também esta dedicada ao tão estimado elemento água, fundamental na preparação das suas criações, dos seus cocktails de autor reconhecidos internacionalmente.

A 14 de março, na Praia da Vagueira, em Aveiro, será a vez do chef Julien Montbabut, do restaurante Le Monument, no hotel Maison Albar – Le Monumental Palace, no Porto, se estrear no World Class. O bartender Ricardo Rodrigues, vencedor de 2023 volta a integrar o painel de convidados, desta vez ao lado de James Diamond, da Diamond Clear Pure Ice, empresa que produz gelo cristalino artesanal através de um processo presente na natureza, uma refrigeração lenta e homogénea, dando origem a um gelo sem impurezas, sem oxigénio e livre de fissuras, tornando o arrefecimento prolongado e a diluição muito lenta. Neste dia, Fernando Catarino, da Cale do Oiro, encerrará o evento, no restaurante MARE, com a sua apresentação.

No Algarve, a 20 de março, é a vez do chef João Oliveira, do restaurante Vista, se juntar a Jorge Raiado da Salmarim, Miguel Salazar da Riafresh, e ao engenheiro agrónomo Diamantino Trindade, para mais um evento World Class Studios, que assim termina o seu roteiro pelo país.

“Poder contar com a participação destes excelentes profissionais nestes momentos de formação aos bartenders, é sem dúvida, muito especial. São oportunidades únicas de convívio, partilha e experimentação, que vão fazer parte da identidade de cada um, misturando-se com a essência individual, e com as experiências pessoais e profissionais que cada bartender vai vivendo ao longo do seu percurso. A Diageo, ao fazer parte destes momentos, está a apostar na qualidade e no futuro de um setor em crescimento.”, acrescenta Honório Oliveira.

Segue-se a fase de apuração do TOP 12 finalistas, entre todos os que submeteram as suas receitas à avaliação do júri composto por profissionais de referência do sector. Conhecidos os 6 melhores cocktails, e os seus respetivos autores na semifinal, começa a contagem decrescente para a grande final em junho. O vencedor do título de melhor bartender português representará Portugal na final global, em Xangai, no mês de setembro.

aNOTÍCIA.pt