A agência internacional de avaliação de crédito Moody’s elevou o rating da CP – Comboios de Portugal. Segundo o comunicado da empresa “Este reconhecimento reforça a eficácia da estratégia implementada pela empresa, traduzindo-se num símbolo tangível de sucesso e estabilidade.”
A Moody’s é conhecida pelo seu rigoroso processo de análise e avaliação, sendo que “A decisão de elevar o rating da CP reflete uma avaliação positiva da saúde financeira da empresa, da sua capacidade de gestão e da sustentabilidade das suas operações. Este reconhecimento é especialmente significativo considerando o contexto desafiador que o setor dos transportes enfrentou nos últimos anos.”
“Este avanço é mais do que um simples dado financeiro. Representa o culminar de um esforço concertado em várias frentes, assinalando, pela primeira vez em décadas, resultados financeiros positivos no ano de 2022. Este feito não foi alcançado por acaso, mas sim graças a uma gestão prudente e criteriosa do dinheiro público.
Ao longo deste percurso, a CP focou-se em recuperar e valorizar o material circulante e aumentando a sua capacidade de oferta de serviços comerciais. A redução de despesas desnecessárias, aliada à internalização de vários serviços que anteriormente eram externalizados, permitiu à CP uma maior eficiência e redução de custos, sem comprometer a qualidade do serviço prestado”, salienta a Comboios de Portugal.
Um aspeto fundamental da estratégia da CP foi também “a diversificação e aumento dos serviços prestados a clientes externos, contribuindo de forma significativa para os resultados financeiros positivos.”
“É imperativo salientar que este marco não teria sido possível alcançar sem o empenho e a dedicação incansável dos trabalhadores da CP. A sua competência e compromisso têm sido a espinha dorsal da empresa, permitindo-nos atingir os nossos objetivos.
A elevação do rating pela Moody’s é um testemunho da confiança que os mercados depositam na gestão e estratégia da CP”, acrescenta o comunicado.
A terminar, o referido comunicado, salienta que “A CP encara este reconhecimento não como um ponto de chegada, mas como um incentivo para continuar o caminho de melhoria contínua, reforçando o papel crucial da CP no sistema de transportes e na mobilidade sustentável do país.”