Turismo do Dubai aposta no crescimento do mercado português

Com uma média de 4,3 de noites dormidas no país, o mercado português configura-se como um dos mais interessantes para o Turismo do Dubai

Turismo do Dubai
Turismo do Dubai aposta no crescimento do mercado português - ®DR

O Turismo do Dubai realizou em Lisboa, no Centro de Conferências e Eventos do Hotel Tivoli, uma apresentação sobre as potencialidades do destino. Najla Mohammad, Manager International Operation do Departamento e Economia do Turismo (DET) do Dubai sublinhou a importância destas apresentações, fundamentais para a  consolidação da posição do Dubai enquanto novo destino turístico.

O setor turístico no Dubai está em grande expansão, tendo já recuperado a 100% os níveis de visitantes de 2019, sendo que em 2023, contou com mais 17,15 milhões de turistas. Para acolher um número tão elevado de turistas o Dubai, conta atualmente com mais de 820 hotéis, o que representa mais de 150 mil quartos, desde os resorts cinco estrelas aos aparthotéis.

Sendo o Dubai, conhecido teoricamente como um destino de luxo e questionada sobre essa realidade, Najla Mohammad revelou que “o preço é um problema para as pessoas que não estão familiarizadas com o destino”, pois há “uma grande variedade de atividades para fazer sem gastar dinheiro”, além das opções de alojamento com valores muito diferenciados.

Acerca da potencialidade de aumento do mercado português no Dubai, a responsável explicou que atualmente os portugueses chegam ao Dubai mais como stop-over e não tanto como destino final. “Daí o objetivo deste roadshow, que será complementado, ao longo do ano, com fam trips”, refere Najla Mohammad, acrescentando que “o país é muito mais do que hotéis. Existe uma panóplia de ofertas que vão desde praias paradisíacas, a parques temáticos, a centros comerciais, museus e um vasto património cultural e arquitetónico.”

A segurança é outro dos predicados destacados pelos responsáveis do Turismo do Dubai, assim como a hospitalidade de um povo composto por cerca de 200 nacionalidades que vivem no Dubai e que recebem, maioritariamente, turistas do Médio Oriente e Norte de África, Europa Ocidental e sul da Ásia.

Uma das grandes atrações do Dubai, inaugurado em fevereiro, o Museu do Futuro, localizado na Sheikh Zayed Road – a principal autoestrada da cidade, este edifício singular, um toro assimétrico revestido de aço e vidro, de traços marcadamente futuristas, foi reconhecido pela National Geographic como um dos 14 museus mais bonitos do mundo. O que está abaixo da superfície, no entanto, pode ser ainda mais impactante, do que o impressionante exterior do museu.

Apostando no turismo familiar, o Dubai tem vindo a privilegiar, atrações onde miúdos e graúdos, se podem divertir de muitas maneiras. Uma delas é o IMG Worlds of Adventure é um dos melhores parques temáticos do Dubai, que dá vida aos personagens da Marvel e da Cartoon Network com atrações da última geração. Cobrindo uma área de mais de 28 campos de futebol, neste parque pode-se assistir desde espetáculos ao vivo e encontros com ícones de ação, como Iron Man ou The Powerpuff Girls, a experiências únicas como o Haunted Hotel ou Thor Thunder Spin. Este parque temático coberto do Dubai, oferece emoção ininterrupta para aventureiros de todas as idades.

Ainda no âmbito do turismo familiar, lançou o Dubai Summer Surprises and Kids Go Free, uma campanha, com descontos e ofertas destinadas às famílias em hotéis, atrações e experiências selecionados no Dubai, em que de 1 de junho a 31 de agosto “as crianças não pagam”. O programa completo pode ser consultado aqui:

Estas são algumas das propostas turísticas do Dubai, uma cidade e um emirado dos Emirados Árabes Unidos conhecida pelos shoppings de luxo, pela arquitetura ultramoderna e pela animada vida noturna.

De Portugal, existem dois voos semanais da Emirates, com partida de Lisboa, esperando Najla Mohammad, para breve, “a ligação a partir do Porto”.

aNOTÍCIA.pt