No Rossio Gastrobar, localizado junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa, com uma deslumbrante vista panorâmica, o chef João Correia propõe uma cozinha de sabores nacionais, com técnica francesa que tem tudo para ser a escolha perfeita para um domingo de Páscoa, que se quer entre família e amigos.
Localizado numa das zonas mais privilegiadas da capital, o Rossio Gastrobar convida à reunião da familia nesta época, num misto de tradição e contemporaneidade, através de uma combinação única de gastronomia, cocktails inusitados e uma das vistas mais bonitas de Lisboa.
No último andar do Hotel Altis Avenida (com entrada direta para o elevador), a vista alcança o Castelo de São Jorge, o rio Tejo, a Estação e a Praça do Rossio. Um luxo acessível que enriquece ainda mais as propostas do chef executivo João Correia ou os cocktails da bar manager Flavi Andrade. O desafio é que se deixe levar pelas combinações de sabores e o equilíbrio entre o prato e o copo.
Com foco no produto português e biológico, as sugestões do chef para o domingo de Páscoa apelam à tradição. Como prato principal, o Rossio Gastrobar apresenta Peru trinchado e Arroz de forno, numa ligação aos sabores tradicionais, característicos desta quadra. Como complemento, João Correia sugere como entrada, Ovo, túberas e caviar e, como sobremesa, Folar de canela e mel e amêndoa amarga.
“Gosto muito de trabalhar a partir do receituário português, onde encontramos um património riquíssimo de tanta variedade e sabores. Para esta Páscoa, quisemos surpreender com um arroz de forno e peru trinchado, num conjunto de sabores convidativos para os dias frios, sem esquecer o tradicional folar, enriquecido com amêndoa amarga. Para um momento especial, apresento ainda um pouco das minhas influências de cozinha francesa, com caviar combinado com ovo e túberas, um delicado produto de terras alentejanas, ainda pouco reconhecido”, refere o chef João Correia.
No Rossio Gastrobar, o desafio é apenas um, deixar-se envolver pela paisagem histórica e pelo ambiente informal do espaço, com convite para conhecer também a carta de bar.
Como sugestão para a Páscoa, Flavi Andrade apresenta o cocktail Domenico, com rum Plantation Dark, Amaro Lucano, leite queimado e ginja. “Os nossos cocktails contam a história da cidade, com símbolos como a ginjinha, que se sente numa combinação única de ingredientes que consagram o passado mas que projetam ideias inovadoras que resultam de um trabalho consistente, em busca de novas propostas, que possam também harmonizar com os pratos, oferecendo a experiência diferenciada de uma refeição acompanhada por cocktails”, comenta Flavi Andrade, acrescentando: “O cocktail Domenico harmoniza na perfeição com as sugestões de Páscoa da cozinha, para que o cliente desfrute de uma experiência completa e equilibrada”.
Para outras preferências, o Rossio Gastrobar apresenta também uma variada carta de vinhos, espumantes e champanhes.