Esperado agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para o continente e Madeira

A partir das 12h00 de hoje e as 12h00 de sábado, dia 30 de março é esperado o agravamento das condições meteorológicas para o continente e Madeira

condições meteorológicas agravamento
Esperado agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para o continente e Madeira - ®DR
A previsão do estado do mar e do vento aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental a partir das 12h00 de hoje, dia 25 de março, e as 12h00 de sábado, dia 30 de março.
 
A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 8 metros e uma altura máxima de 14 metros, com período médio entre os 10 e os 14 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média até a 65km/h e rajadas até a 120km/h, provenientes do quadrante Noroeste.
 
No arquipélago da Madeira está também previsto um agravamento considerável das condições meteorológicas e do estado do mar, entre as 12h00 de amanhã, dia 26 de março, e as 12h00 de quarta-feira, dia 27 de março.
 
A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 6 metros e uma altura máxima de 11 metros, com período médio entre os 11 e os 14 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média até a 40km/h e rajadas até a 70km/h, provenientes do quadrante Noroeste.
 
Assim, a Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.
 
Recomenda-se também:
 
– Reforçar a amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem;
 
– À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco;
 
– Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.