Marinha dá por terminadas as buscas pelo tripulante de nacionalidade indonésia ao largo da ilha de S. Miguel

Marinha termina buscas de tripulante da embarcação de pesca "GARCIA MIGUEL", que caiu ao mar enquanto decorria a faina de pesca a nordeste da ilha de S. Miguel, Açores

Marinha buscas
Marinha dá por terminadas as buscas pelo tripulante de nacionalidade indonésia ao largo da ilha de S. Miguel - ®DR
A Marinha Portuguesa através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) conduziu, desde as 13h18 de 22 de março, uma ação de busca e salvamento de um tripulante nacionalidade indonésia da embarcação de pesca “GARCIA MIGUEL”, que caiu ao mar enquanto decorria a faina de pesca, a cerca de 345 milhas, o equivalente a 639 quilómetros a nordeste da ilha de S. Miguel. 

Nesta operação a Marinha empenhou a Corveta António Enes, durante 41 horas que, não obstante as condições meteorológicas adversas que se faziam sentir no local, se deslocou para a área de operações, tendo o navio efetuado buscas na área em complemento do esforço de busca efetuado por outros navios mercantes, sob coordenação do MRCC Delgada.

Mesmo após ter sido ultrapassado em tempo, o limite máximo de sobrevivência da vida humana no mar, em função da temperatura da água do mar no local e condições ambientais verificadas, a corveta António Enes permaneceu no local em ações de busca por mais 14 horas do que aquele limite, até que fosse considerado como totalmente impossível encontrar-se com vida o tripulante sinistrado, tendo sido dadas por encerradas as buscas pelo náufrago, às 13h00 de 24 de março. 

Manter-se-á em vigor o aviso à navegação que alerta todos os navios e embarcações que cruzam a área, para se manterem atentos e reportarem qualquer avistamento para o MRCC Delgada. 

Estiveram envolvidos nas buscas pelo tripulante as embarcações de pesca” Miguel Garcia” e “Estrela de Ancora”, os navios mercantes “NIG JING HAI”, “MONTE BRASIL”, “EURONIKE”, “OOCL GUANG ZHOU”, “CARIBBEAN LOYALTY”, “NEW HAVEN”, e os meios da Marinha e da Força Aérea em missão na Região Autónoma dos Açores, respetivamente, o NRP António Enes e uma aeronave C-295, da Força Aérea Portuguesa. Foram empenhados um total de 10 unidades e efetuadas buscas numa área de 1600 milhas náuticas quadradas, aproximadamente 5487 quilómetros quadrados, que corresponde a uma área equivalente a mais de 500 campos de futebol.