Junte a família e aproveite os dias que se aproximam para umas miniférias

Conjugando as férias escolares com a Semana Santa, muitos são os portugueses que aproveitam estes dias para umas miniférias em família.

Miniférias família
Junte a família e aproveite os dias que se aproximam para umas miniférias - ®DR

Com bom ou menos bom tempo, é sempre agradável quebrar a rotina dos dias e fugir com para umas miniférias em família, ou também para um programa a dois.  De norte a sul de Portugal, muitas são as opções, para as mais variadas preferências.

INDEPENDENTE HOTEL COMPORTA

Para os que preferem um ambiente bucólico o Independente Hotel Comporta, o primeiro hotel não-urbano com a assinatura Independente, que abriu em agosto de 2023 e é uma proposta inovadora na região.

Inspirado nas aldeias portuguesas, num cenário de 12 hectares, é composto por 34 villas, 40 quartos e 2 restaurantes – o Maroto e o Bóia e traz um sentido de comunidade, afinal a imagem de marca de todos os espaços do grupo, que misturam os locais e os viajantes.

Para esta época, a primeira a ser vivida no Independente Comporta, há diversas propostas. Para os que procuram uns dias de descanso, mas também para os que optam apenas por um passeio no fim de semana de Páscoa, sem grandes compromissos. Para este grupo, é possível jantar no Maroto no dia 30 ou Brunch no dia 31 e conhecer as novas propostas do menu Maroto preparado pelo Chef Executivo do Independente, Bruno Antunes.

No Independente Comporta, além de outras atividades propostas, vale a pena conhecer o Aura SPA, um espaço dedicado ao bem-estar, liderado por Filipa Santos, que propõe tratamentos especialmente criados para este projeto e que utilizam ingredientes locais, como o arroz. Até ao final de abril, os tratamentos das Especialidades da Casa, têm 25% de desconto. Absolutamente a não perder!

CERDEIRA – HOME FOR CREATIVITY

Já no centro do país, a cerca de 37kms de Coimbra, envolvida pela vegetação e escondida entre as encostas e vales desalinhados que traçam a Serra da Lousã, a Cerdeira surge como uma joia escondida, impregnada de história e repleta de energia criativa.

Esta Aldeia de Xisto, com mais de 300 anos, posiciona-se como um centro criativo, oferecendo aos visitantes uma mistura única de charme rústico e fascínio artístico, com vários tipos de alojamentos, incluindo 10 casas de xisto meticulosamente restauradas ou acolhedores quartos partilhados na Casa da Aldeia.

O que distingue esta aldeia, que promove a vida em comunidade, são os seus workshops imersivos e experiências criativas, que vão desde a cerâmica ao trabalho em madeira, cestaria, entre outras, proporcionando oportunidades exclusivas para os hóspedes libertarem a sua criatividade. Oportunidade única para uns dias de pausa nesta época, longe do rebuliço do dia-a-dia e em perfeita comunhão com a natureza, onde a família pode desfrutar de umas miniférias retemperadoras.

UMA SEMENTE CRIA UMA FLORESTA – QUINTA DO PISÃO

Perto de Lisboa, a Quinta do Pisão é um parque de natureza com 380 ha que foi requalificado pela Câmara Municipal de Cascais permitindo aos visitantes uma multiplicidade de experiências com a natureza e com hábitos ancestrais ligados à terra. Neste parque único há espaço para a história, a conservação da natureza, a atividade agrícola, a preservação da biodiversidade, a arte, a educação e o voluntariado ambiental.

A Quinta do Pisão é a mais recente instalação artística Uma Semente Cria Uma Floresta, da autoria do artista ambiental Roger Rigorth, com direção artística e curadoria de Sofia Barros. Esta obra junta-se às anteriores – Rise and Fall e Sonhador – enriquecendo ainda mais a aposta da Cascais Ambiente na criação de um circuito de arte ambiental com mensagens sobre a natureza e o meio ambiente.

Situada no extremo ocidental do concelho de Cascais no Parque Natural de Sintra-Cascais, representa um legado histórico-cultural que se tem revelado estruturante para o território, quer pela sua escala e valores naturais que comporta, quer pelo seu património edificado e organização da paisagem.

Para quem apenas quer dar um passeio, nada melhor que um passeio até à Quinta do Pisão para um dia bem passado no meio da natureza e com a Arte como pano de fundo.

Para quê ficar em casa. Junte a família e vá passar umas miniférias à aventura. Miúdos e graúdos vão apreciar o convivio!

aNOTÍCIA.pt