Estoril Open 2024: Começou este sábado o maior torneio de ténis de Portugal

O Estoril Open 2024 teve início este sábado (30), com o qualifying, arrancando o quadro principal na próxima segunda-feira, 1 de abril.

Estoril Open 2024
Estoril Open 2024: Começou este sábado o maior torneio de ténis de Portugal - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas) - foto de arquivo

O Estoril Open 2024 arrancou este sábado com a presença de muito o público que embora o tempo ameaçasse chuva não quis desperdiçar a oportunidade de estar presente para apoiar os tenistas portugueses que estão a tentar qualificar-se para o quadro principal.

Na inauguração da nona edição do maior torneio de ténis do país e único a fazer parte do calendário oficial ATP Tour, Gastão Elias, não resistiu ao gaulês Richard Gasquet e Francisco Rocha perdeu contra o britânico Jan Choinski.

Gastão Elias teve a difícil tarefa de fazer frente a Richard Gasquet, vencedor da primeira edição do Millennium Estoril Open, em 2015, e perdeu contra o francês com parciais de 6/3 e 6/2, ao fim de uma hora e 19 minutos.

No domingo, Richard Gasquet, irá disputar um lugar no quadro principal com o compatriota Lucas Pouille, que tal como ele já fez parte do top 10 mundial.

Francisco Rocha, que vai participar no quadro principal com um wildcard da organização, foi derrotado por Jan Choinski, também em dois sets (7/5 e 6/1). Assim Choinski, vai defrontar Duarte Vale, por um lugar no torneio principal.

A competir apenas pela terceira vez depois de uma paragem de quatro meses para curar uma lesão no ombro esquerdo, Frederico Silva (354.º ATP) ainda serviu para vencer o parcial inaugural, mas acabou por sucumbir perante o francês Lucas Pouille (242.º) com os parciais de 7-5 e 6-3.

Duarte Vale, 10 anos depois de ter participado e vencido pela primeira vez num torneio ATP, voltou a sorrir tendo-se apurado para a segunda e última ronda do qualifying do Millennium Estoril Open.

Destinatário de um dos dois wild cards à disposição da organização, o jovem português de 25 anos (atualmente no 581.º lugar do ranking mundial) venceu o Hendrik Jebens (1109.º) por 6-4 e 6-2.

A uma vitória do quadro principal, o tenista de Cascais discutirá esse apuramento com o britânico Jan Choinski (169.º), que venceu Francisco Rocha.

A competir pela primeira vez num torneio do circuito principal, Jaime Faria ultrapassou a primeira ronda do Millennium Estoril Open ao superar o húngaro Mate Valkusz (214.º do ranking ATP) por 6-4 e 6-4.

Em dia de começo do Estoril Open 2024   João Sousa foi hoje surpreendido, em dia de 35.º aniversário, no Clube de Ténis do Estoril, onde dezenas de fãs cantaram os parabéns ao melhor tenista português de sempre, que defrontará “um jovem talento” na abertura do Estoril Open.

aNOTÍCIA.pt