No ano em que assinala duas décadas de existência, o Eleven, um dos mais icónicos restaurantes de Lisboa, apresenta o menu “20 anos” inspirado no passado e no presente do Chef Joachim Koerper cuja cozinha rica, criativa, sensorial e sedutora conquistou 1 Estrela Michelin desde o ano de abertura até aos dias de hoje.
20 anos de Eleven, 20 anos de gastronomia prestigiada
Desde o primeiro prato que preparou para a família aos 8 anos de idade, na Alemanha, Joachim Koerper nunca duvidou de que tinha nascido para cozinhar. A paixão, a arte e o prazer de confecionar juntaram-no em 2004 à viagem de arranque do Eleven, onde reinventou, pincelou e recriou a cozinha portuguesa com a sua bagagem internacional e mestria única.
A cozinha de assinatura do Eleven distinguiu-se logo no primeiro ano de abertura com a atribuição de uma distinção Michelin, sendo o restaurante lisboeta a operar há mais anos consecutivos com uma Estrela Michelin, os 20 da sua existência.
Com um conceito arrojado, uma cozinha de modernismo clássico que privilegia os sabores e as origens e uma vista soberba sobre o Tejo, o Eleven é há duas décadas um refúgio para quem a gastronomia vai além do que se serve num prato.
Do passado ao presente
A saudade que acompanha a portugalidade e a inesgotável criatividade do presente marcam as celebrações do 20º aniversário do Eleven, que arrancam este mês, com a apresentação do menu “20 anos”, onde os grandes destaques vão para os produtos do mar e os produtos frescos da época, muitos deles provenientes da quinta de produção biológica na Ericeira, com a dose inesgotável e protagonista da cozinha Koerper. Ao longo do ano, o espaço vai apostar noutros momentos de celebração gastronómica.
O menu “20 anos” assinala a data, marcado por alguns momentos importantes da carreira do Chef Joachim Koerper e promete conquistar Lisboa e os clientes.Nas entradas apresenta um “Atum em duas texturas com caviar de limão e vinagrete de escabeche”, um “Foie gras com enguia, ananás dos Açores e pimenta rosa” ou uma extraordinária versão de “Creme de crustáceos com trufa preta e o seu brioche”.
Nos pratos principais, o Chef viaja pelo seu gosto por praças e mercados, fusão de culturas e tradições e sugere um “Bacalhau “Iceland” com bivalves e algas” ou um “Leitão lacado, fried rice, manga, camarão” inspirado nos mercados de Singapura.
Para finalizar, um “Soufflé de maracujá com gelado de banana e noz moscada” remata o paladar com os apontamentos exóticos e as especiarias muito presentes nas influências da cozinha Eleven.
O menu vai estar disponível durante este ano, acompanhado por um suplemento de vinhos nacionais e internacionais escolhidos pelo Chef.
“Este menu é tão simples quanto rico. Acima de tudo, queremos que os nossos visitantes sintam a harmonia entre a nostalgia dos sabores tradicionais e a inovação dos ingredientes contemporâneos, numa evolução natural e celebrativa daquilo que distingue a cozinha Eleven desde o passado até ao presente” comenta o Chef Joachim Koerper.