Chefe do Ano 2024: Mário Santos ganha Etapa Centro

Mário Santos do Rossio Gastrobar – Altis Avenida, foi o vencedor da 2ª etapa regional da 35ª edição do Chefe do Ano

Mário Santos no Chefe do Ano
Chefe do Ano 2024: Mário Santos ganha Etapa Centro - ®DR

A Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril recebeu hoje, 17 de Abril, a 2ª etapa regional da 35ª edição do Chefe do Ano e consagrou Mário Santos (Rossio Gastrobar – Altis Avenida, Lisboa) como vencedor. Filipe Silvestre (Myriad by Sana Hotels, Lisboa) e Diogo Carvalho (Via Graça, Lisboa) ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Mário Santos, o cozinheiro de 31 anos apresentou ao júri do Chefe do Ano 2024 um menu composto por “Salmonete da nossa costa, xerém de gamba da costa e fragateira​” (entrada de peixe ou marisco), “Estufado de cogumelos selvagens, puré de cheróvia e jus de legumes” (prato vegetariano), “Presa de porco preto, arroz de forno de bochecha de porco com maionese de limão​” (prato de carne) e “Maçã de Alcobaça, moscatel e chocolate branco​” (sobremesa com Maçã de Alcobaça). Em todos os pratos foi obrigatória a utilização de limão.

Após ouvir o seu nome como vencedor, o cozinheiro disse: “Já estava feliz por participar e quando disseram o meu nome foi brutal! Não estava à espera! O júri apontou-me algumas coisas a melhorar mas adorou o prato de arroz!”.

A avaliar a prova estiveram os chefes António Bóia (Presidente de Júri), do JNcQUOI, em Lisboa, Alexandre Silva, do Fogo e do Loco (uma estrela Michelin), em Lisboa, Marlene Vieira, do Zunzum Gastrobar e do Marlene, em Lisboa, João Oliveira, do Vistas (uma estrela Michelin), em Portimão e Jorge Fernandes, do grupo Memmo Unforgettable Hotels. Como jurada observadora esteve Louise Bourrat, do Boubou’s, em Lisboa.

A concurso nesta etapa estiveram ainda Gonçalo Gonçalves, da Casa Plátano – Mercure Fátima, Miguel Monteiro, do Octant Hotels Douro e Rui Leandro, do Royal Óbidos Spa & Golf Resort.

A caminho de Portimão para a última etapa sul e ilhas já no dia 23 de abril

Finalizada que está a etapa centro, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, ruma agora à Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, dia 23 de abril, para a realização da derradeira etapa da edição de 2024.

A competir entre si vão estar Bruno Augusto, do Tivoli Carvoeiro, Bruno Reis, da Taberna da Vila, Francisca Dias, da Casa do Gadanha, Hugo Pereira, do The Lince Santa Clara Historic Hotel & Spa, Marta Barcala, do Bomsenso by Hotel Cristal Porto e Miguel Pinto, do Vila Vita Parc.

aNOTÍCIA.pt