Finalista da categoria Estabelecimento Solidário dos Prémios AHRESP, o É UM RESTAURANTE, é um projeto de integração social inteligente, com uma equipa que dá trabalho e formação a pessoas que vivem ou viveram em situação crónica de sem abrigo.
No final o É UM RESTAURANTE, é um restaurante de casual fine dining, no centro da cidade de Lisboa, com ambiente e decoração cosmopolitas e onde o menu tem sabores da gastronomia portuguesas: comida de conforto e de partilha. Mas também, e sobretudo, trata-se de um projeto com forte impacto social, onde cada ano irão ser integradas 75 pessoas em situação de vulnerabilidade, dando-lhes as ferramentas para a sua inclusão no mercado de trabalho.
Relativamente à nomeação do É UM RESTAURANTE, Américo Nave, Diretor Executivo da CRESCER, sublinha “Sermos finalistas na 8ª Edição dos Prémios AHRESP, mesmo que não ganhemos o prémio, é para nós mais um excelente reconhecimento do trabalho que desenvolvemos na inclusão de pessoas que se encontram numa situação de extrema vulnerabilidade, nomeadamente as que se encontram em situação de sem abrigo. Ao mesmo tempo, demonstra que, para além do nosso propósito, oferecemos um serviço de excelente qualidade, tanto a nível gastronómico, como de equipa. Temos a mais-valia de ter uma excelente equipa fixa no É UM RESTAURANTE e de receber turmas de formandos motivados para aprender e para oferecer um serviço de qualidade, o que nos ajuda a cumprir o nosso segundo grande objetivo – ter clientes que voltam porque realmente gostaram do restaurante, da comida e do serviço.”
Com a consultoria a nível gastronómico do chef Nuno Bergonse e com o chef residente Ricardo Guimarães, o É UM RESTAURANTE, orgulha-se de granjear reconhecimento por parte de quem os visita. “ Orgulhamo-nos de ter no nosso staff pessoas que já passaram pela formação e que, hoje em dia, fazem parte da equipa fixa que forma as novas turmas. Temos de agradecer a todo o nosso staff. Para além do excelente trabalho, têm sido uma inspiração para todas as pessoas que passam no restaurante. Também os nossos parceiros, públicos e privados, têm sido um pilar fundamental para o desenvolvimento e manutenção deste projeto, que é muito mais do que um restaurante e que exige uma equipa técnica de acompanhamento à sua implementação.” refere Américo Nave.
O Diretor Executivo da CRESCER acrescenta ainda que “Esperamos que esta nomeação, que é uma honra para nós, seja também um veículo promotor da divulgação do É UM RESTAURANTE, contribuindo assim para que mais pessoas nos visitem e, consequentemente, mais pessoas possam usufruir desta resposta que promove uma verdadeira mudança a longo termo, através da inclusão laboral.”
As votações dos 5 finalistas em cada uma das 10 categorias, vão decorrer de 25 de abril a 20 de maio, através do site dos Prémios AHRESP 2024 e os vencedores serão conhecidos na gala que se realiza a 21 de junho no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, na presença de cerca 600 convidados.
Artigo relacionado:
“É Um Fado”: Vai haver fados no É Um Restaurante!