A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão recebeu a 22 de Abril a derradeira etapa regional da 35ª edição do Chefe do Ano e consagrou Francisca Dias (Casa do Gadanha, Estremoz) como vencedora. Bruno Augusto (Tivoli Carvoeiro) e Hugo Pereira (The Lince Santa Clara Historic Hotel & Spa, Vila do Conde) ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Francisca Dias natural de Mação apresentou ao júri da 35ª edição do Chefe do Ano um menu composto por “Tamboril, gamba da costa e funcho” (entrada de peixe ou marisco), “Batata, nabiça e queijo de cabra” (prato vegetariano), “Porco, cebola, cogumelos e limão” (prato de carne) e “Maçã de Alcobaça, amêndoa e vinagre de sidra” (sobremesa com Maçã de Alcobaça). Em todos os pratos foi obrigatória a utilização de limão.
Após ouvir o seu nome como vencedora, a cozinheira de 32 anos disse: “Depois de fazer a prova, senti que podia ter feito melhor mas estava tranquila. A minha expectativa era ficar no pódio. Acabei por ganhar e fiquei muito contente! Se for à final, o meu objetivo é ganhar.”
A avaliar a prova estiveram os chefes António Bóia (Presidente de Júri), do JNcQUOI, em Lisboa, João Viegas (Chefe do Ano 2015), do Mesa Farta, em Tavira, Louis Anjos (Chefe do Ano 2012), do Al Sud (uma estrela Michelin), em Lagos, Luís Gaspar (Chefe do Ano 2017), da Sala de Corte, do Brilhante e do Pica-Pau, em Lisboa.
A concurso nesta etapa estiveram ainda Bruno Reis, da Taberna da Vila, Marta Barcala, do Bomsenso by Hotel Cristal Porto e Miguel Pinto, do Vila Vita Parc.
Finalizada que está a etapa sul e ilhas, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, ruma agora Lamego, a 22 de maio, para a realização da final de onde sairá o Chefe do Ano 2024. Os seis finalistas serão divulgados em breve.
Artigo relacionado: