Festival Internacional de Arte Contemporânea Sète Lisboa 2024 foi hoje apresentado

O evento, que promete destacar a ligação cultural entre França e Portugal, foi apresentado no Institut français du Portugal através de uma ação organizada pela Atout France

0
82
Sète Lisboa
Festival Internacional de Arte Contemporânea Sète Lisboa 2024 foi hoje apresentado - ®DR

A Atout France, Agência de Desenvolvimento Turístico de França, em colaboração com a SLA, associação sem fins lucrativos que organiza, de dois em dois anos, um festival internacional gratuito de arte contemporânea, e a Office de Tourisme Archipel de Thau, realizou esta manhã, uma conferência de imprensa no Institut français du Portugal, para anunciar o Festival Internacional de Arte Contemporânea, Sète Lisboa 2024. O evento cultural decorrerá em Sète de 9 a 14 de setembro e em Lisboa de 15 a 19 de outubro.
 
A apresentação contou com a presença de destacados membros da organização, (Maxime Morin, Adjunto da Diretora, Dominique Maulin) da Atout France, da associação SLA (Sophie Dulin, Presidente e Cofundadora do festival, Pauline Boyé, Cofundadora do festival, Marie Taillan, Cofundadora do festival e Philippe Saulle, Comissário da exposição) e da Office de Tourisme Archipel de Thau (Tiphaine Collet, Diretora). Estiveram igualmente presentes vários artistas portugueses (Felipe Oliveira Baptista, Pedro Cabrita Reis, Julien Fargetton, Pauline Guerrier, Márcio Vilela e Mathieu Kleyebe Abonnenc) que farão parte do festival, num encontro que sublinhou a importância deste intercâmbio cultural entre França e Portugal.
 
O Festival Sète Lisboa 2024 pretende promover a arte contemporânea através de uma série de exposições e eventos, que terão lugar em espaços icónicos de Lisboa. Este evento é uma oportunidade para que os artistas apresentem o seu trabalho a nível internacional e para que o público explore temáticas contemporâneas através da arte.
 
Durante a conferência, os organizadores destacaram o papel fundamental do festival na promoção do turismo cultural e na criação de uma plataforma de diálogo e partilha entre artistas e comunidades de ambos os países. Foram também revelados alguns detalhes do programa do festival, que incluirá a participação de artistas de renome internacional, bem como talentos emergentes.
 
O Festival Sète Lisboa representa muito mais do que um evento artístico, é um verdadeiro espaço de diálogo e de partilha entre linguagens e técnicas presentes na visão destes artistas“, refere Maxime Morin, Adjunto da Diretora de Atout France para Espanha e Portugal, Dominique Maulin. “Este evento, visa criar um movimento de expressão contemporânea que, entre as cidades de Sète e Lisboa, ligue 20 galerias e espaços públicos que espelham a visão de 20 artistas, manifestando a sua diversidade cultural“.
  
A Atout France manifestou o seu entusiasmo em apoiar este evento singular em Lisboa, uma cidade que se tem afirmado, cada vez mais, como um polo da criatividade e inovação. O Festival Sète Lisboa 2024 representa um passo significativo na consolidação das relações culturais franco-portuguesas e no fortalecimento dos laços entre as comunidades artísticas dos dois países.

Artistas portugueses: Pedro Barateiro, Inês Barros, Sara Bichão, Pedro Cabrita Reis, Vasco Costa, Julien Fargetton, Pauline Guerrier, Manuela Marques, Felipe Oliveira Baptista e Márcio Vilela.

Locais do festival (Lisboa): Convento dos Capuchos, Casa do Comum Centro Cultural do Bairro Alto, Jardins da Fundação Gulbenkian, Galeria Rui Freire, MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, Galeria Ojo e Galeria Salto.
 
Para mais informações sobre o Festival Internacional de Arte Contemporânea Sète Lisboa 2024, e para detalhes sobre a programação e os locais dos eventos, visite o site oficial www.sla-festival.com

aNOTÍCIA.pt