O Toyota RAV4 celebra três décadas desde que revolucionou a indústria automóvel, durante as quais se tornou um ícone dos SUV (sport utility vehicle), evoluindo constantemente para integrar novas tecnologias e antecipar as expectativas dos clientes.
Em março de 1994, o Salão Automóvel de Genebra acolheu o lançamento de um novo e arrojado tipo de veículo: um SUV compacto com tração integral baseado numa carroçaria monocoque. O Toyota RAV4 foi verdadeiramente original, abrindo novos caminhos como um veículo ágil e versátil, concebido para as exigências da vida moderna. O termo SUV era pouco comum na altura, mas desde o início das vendas em maio de 1994, recebeu uma resposta extremamente positiva dos meios de comunicação social e dos clientes.
Ao desenvolverem o primeiro RAV4, os designers seguiram objetivos específicos para se manterem fiéis à visão original, expressa pela primeira vez pelo “concept car” RAV-FOUR no Salão Automóvel de Tóquio de 1989. O novo modelo deveria proporcionar um espaço generoso num design de carroçaria compacto, desportivo e distinto. Este novo tipo de veículo colocava o condutor numa posição mais elevada, permitindo uma maior visibilidade para a estrada, gerando assim uma experiência de condução mais confiante e segura. As fortes capacidades todo-o-terreno devem combinar-se com o desempenho e o conforto em estrada, satisfazendo simultaneamente os mais elevados padrões de segurança e desempenho ambiental. Com base nestes princípios, o RAV4 reinventou-se a si próprio e ao segmento dos SUV recreativos ao longo de cinco gerações até à data, evoluindo constantemente para antecipar as mudanças nos gostos dos clientes.
A inovação tem estado no centro do seu desenvolvimento ao longo das últimas três décadas, realçada pela adoção precoce da eletrificação e motorizações eficientes. Já em 1997, o RAV4 expressou o compromisso da Toyota em explorar novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental quando uma versão elétrica a bateria (BEV) foi colocada à venda em mercados selecionados.
Desde então, o RAV4 viu a introdução da tecnologia híbrida (HEV) líder na classe da Toyota no segmento SUV com a terceira geração em 2016, complementando a gama existente de motores eficientes a gasolina e diesel. Um híbrido plug-in (PHEV) entrou na gama em 2020, enfatizando a abordagem multi-tecnológica da Toyota no caminho para a neutralidade carbónica, que se compromete em oferecer uma gama de grupos motopropulsores adequados às necessidades específicas dos clientes, às condições de mercado e às infraestruturas locais.
A eletrificação ajudou a melhorar ainda mais a experiência de condução do RAV4, acrescentando a serenidade calma do híbrido, bem como o desempenho adicional de motores cada vez mais potentes para uma aceleração ainda mais responsiva. Entretanto, através da utilização inovadora de novas plataformas e suspensão, a Toyota criou uma condução mais confiante, estável e gratificante em cada geração.
O progresso ao longo dos últimos 30 anos foi para além da performance e eficiência, melhorando também o carácter prático. A generosa capacidade da bagageira – quando os bancos traseiros estão a ser utilizados ou rebatidos para obter espaço extra – faz do RAV4 um parceiro capaz, enquanto um interior cada vez mais espaçoso e acolhedor, tem sido melhorado a cada geração com os mais recentes sistemas multimédia a bordo.
O RAV4 sempre teve como prioridade a segurança dos ocupantes e dos outros utentes da estrada. Como parte do compromisso da Toyota em democratizar o equipamento de segurança avançado, ao longo dos anos, os mais recentes sistemas Toyota Safety Sense têm estado disponíveis nos modelos RAV4, ajudando os condutores a evitar uma maior variedade de riscos comuns de acidentes rodoviários.
Mantendo-se fiel à sua arrojada filosofia original e antecipando a evolução das necessidades dos clientes, ao longo dos seus 30 anos, o RAV4 tornou-se um ícone automóvel e uma história de sucesso de vendas em todo o mundo. Foi o SUV mais vendido a nível global em 2018 e 2019 e atingiu o marco global de 14 milhões no final de 2023, dos quais mais de 2,5 milhões na Europa. As motorizações eletrificadas com a tecnologia híbrida da marca (híbridos ou híbridos plug-in) representam agora uns notáveis 91% das vendas do novo RAV4 na Europa, onde os maiores mercados são a França, a Itália, a Polónia, a Espanha e o Reino Unido.
O início
As ideias na criação do RAV4 (Veículo Recreativo Ativo com tração às 4 rodas) foram expressas pela primeira vez no concept car RAV-FOUR no Salão Automóvel de Tóquio de 1989, indicando o interesse da Toyota em criar um modelo compacto com tração às 4 rodas. Tratava-se apenas de um estudo de design, sem nenhum dos pormenores necessários para um modelo de desenvolvimento real, mas foi recebido com entusiasmo pelo público. Em 1991, o projeto recebeu luz verde e o trabalho de desenvolvimento começou.
Primeira geração, 1994 – 2000
Os designers da Toyota criaram um novo visual arrojado e divertido para o RAV4 original, rompendo com as convenções ao dar-lhe curvas apelativas e linhas únicas. Uma roda sobresselente montada na traseira indicava as capacidades todo-o-terreno do RAV4, mas o novo estilo era adequado tanto para ambientes rurais como urbanos. Na sua forma original, o RAV4 era um modelo compacto de duas ou três portas, com apenas 3,69 m de comprimento. A potência provinha de um motor a gasolina de 2,0 litros com 129 DIN cv, montado transversalmente, enquanto a transmissão proporcionava uma tração integral permanente. As inovações que estavam destinadas a tornar-se a norma incluíam uma carroçaria monocoque leve e uma suspensão traseira independente. A posição de condução elevada do RAV4 proporcionava uma maior visibilidade, enquanto o seu tamanho compacto facilitava as manobras. O seu comportamento ágil e o conforto dos passageiros assemelhavam-se mais a um hatchback do que a um veículo AWD. Em 1996, a gama foi alargada para incluir uma versão de cinco portas (com 4,1 m de comprimento) e a opção de tração dianteira de duas rodas, seguindo-se um soft-top de três portas. Em 1997, uma versão elétrica a bateria (BEV) com tração dianteira foi colocada à venda em mercados selecionados. Tinha uma potência modesta de 45 kW (63 DIN cv), com baterias de níquel-hidreto metálico instaladas sob o piso, e uma autonomia estimada de aproximadamente 200 km.
Segunda geração, 2000 – 2006
O novo milénio trouxe uma segunda geração do RAV4, desenvolvida com o benefício da experiência adquirida com a sua introdução inovadora. Uma nova plataforma, nova suspensão e tração integral AWD criaram uma condução enérgica, mas confortável, tanto em estrada como fora dela, enquanto o conforto interior foi reforçado por uma sensação mais premium. Novas proporções, uma maior amplitude de deslizamento dos bancos e várias configurações dos bancos traseiros criaram um habitáculo funcional e confortável. Um passo em direção à sustentabilidade foi dado graças à utilização extensiva do polímero Toyota Super Olefin Polymer (TSOP), facilmente reciclável, e de produtos de insonorização reciclados. As versões de três e cinco portas eram ligeiramente mais compridas, 5,5 cm e 4 cm, respetivamente. Foram propostos dois motores a gasolina: 1,8 litros com 123 cv DIN e 2,0 litros com 150 cv DIN. O sistema de tração às 4 rodas permanente AWD, adoptou um diferencial central de deslizamento limitado, enquanto os clientes podiam especificar um diferencial traseiro Torsen como opção de fábrica. Em 2001, o RAV4 passou a ser equipado pela primeira vez com uma unidade diesel de injeção direta D-4D de 2,0 litros com 116 cv.
Terceira geração, 2006 – 2012
Na sua terceira geração, o RAV4 cresceu e evoluiu, assumindo uma aparência nova e mais sofisticada. O novo RAV4 tornou-se exclusivamente um veículo de cinco portas, refletindo as alterações nas preferências e requisitos dos clientes. Baseado numa plataforma totalmente nova para a sua terceira geração, o novo modelo era 19 cm mais comprido, tendo sido também fabricada uma versão com distância entre eixos longa para venda nos Estados Unidos e noutros mercados. O modelo marcou a estreia de um novo sistema de tração integral da Toyota, com um acoplamento controlado eletronicamente que funciona automaticamente, de acordo com a velocidade do veículo, o funcionamento do acelerador, o ângulo de direção e as forças G. As capacidades de condução do RAV4 foram desenvolvidas com a primeira aplicação do Controlo de Assistência em Descidas e do Controlo de Assistência ao Arranque em Subidas. A escolha de motores também foi alargada, com unidades a gasolina de 2,0, 2,4, 2,5 e 3,5 litros, além de um novo diesel de 2,2 litros.
Quarta geração, 2013 – 2018
A quarta geração do RAV4 definiu uma distância entre eixos a nível mundial e o comprimento do veículo aumentou novamente, em 23,5 cm, o que contribuiu para 47% mais espaço para bagagem em comparação com o seu antecessor. A suspensão totalmente nova foi concebida para melhorar o conforto de condução e o envolvimento do condutor sem sacrificar a estabilidade. Foi introduzida uma tecnologia AWD mais avançada com o novo sistema inteligente de Controlo Dinâmico do Binário e a adição de duas novas funções: controlo em curva e um modo de condução desportivo. A escolha do grupo motopropulsor consistia originalmente em motores a gasolina de 2,0 e 2,5 litros e motores diesel de 2,0 e 2,2 litros, mas em 2016, o RAV4 sofreu a sua maior alteração até à data. Foi introduzida pela primeira vez uma versão híbrida, o primeiro SUV compacto híbrido da Toyota, oferecia uma potência total do sistema de 197 cv com tração integral eletrónica E-Four. Para além de proporcionar o desempenho que os condutores esperam do RAV4 mais potente da Europa até à data, o grupo motopropulsor híbrido alcançou um consumo de combustível líder no seu segmento – auxiliado por uma superior aerodinâmica – e baixas emissões de CO2.
Quinta geração, 2018 até à data
A quinta geração foi lançada na Europa no início de 2019 e, um ano depois, ajudou o RAV4 a atingir um marco global de vendas acumuladas de 10 milhões de unidades. O estilo poderoso expressou as qualidades robustas e capazes que vieram a definir o SUV mais vendido do mundo, comunicando uma sensação de diversão e aventura de “ir a qualquer lugar”. Foi o primeiro SUV a ser construído sobre uma plataforma da Nova Arquitetura Global da Toyota, que conseguiu um centro de gravidade baixo, peso leve e um chassis forte para uma manobrabilidade e estabilidade excecionais. Como uma gama totalmente híbrida na Europa Ocidental, adotou a tecnologia híbrida de quarta geração da Toyota, juntamente com um novo motor Hybrid Dynamic Force de 2,5 litros, que trouxe ganhos significativos em termos de potência, resposta e eficiência. Em 2020, a quinta geração abraçou mais inovação técnica com a introdução do primeiro RAV4 Plug-in Hybrid, o RAV4 mais potente e eficiente já construído, com 306 cv, aceleração rápida e emissões de CO2 e consumo de combustível excecionalmente baixos.
GR SPORT (2023 até à data)
O mais recente capítulo da história do RAV4 é o novo RAV4 GR SPORT plug-in hybrid, a mais recente versão da gama que adiciona estilo e equipamento desportivo, inspiradas na TOYOTA GAZOO Racing e na sua missão de criar automóveis cada vez melhores através do desporto automóvel. As jantes de liga leve de 19 polegadas e os pormenores de design exclusivos são complementados por uma afinação de suspensão específica que melhora o comportamento e proporciona uma experiência de condução mais envolvente.
RAV4 em Portugal
Desde o seu lançamento em Portugal já foram vendidas mais de sete mil unidades do icónico SUV.
O RAV4 em Portugal é uma forte referência no segmento. Na atual geração, com o lançamento em 2021 da versão Plug-in Hybrid (segundo modelo Toyota depois do Prius) saltou para o topo das vendas do segmento D-SUV híbrido Plug-in, posição que mantem até à atualidade, sendo consecutivamente em 2021/2022 e 2023 o modelo D-SUV plug-in mais vendido em Portugal.