Decorreu esta quinta-feira a cerimónia anual de entrega de prémios da edição de 2024 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que serviu ainda para anunciar o “Município Convidado” da edição e 2025 da BTL – Leiria – e a “Região de Turismo Convidada” – Alentejo e Ribatejo.
O evento teve início com a intervenção de, António Ramalho, presidente da Comissão Executiva da Lisboa FCE, entidade organizadora da BTL, que destacou a trajetória de crescimento da BTL, em particular nos últimos anos. “A BTL tanto traduz como contribui para o bom momento do turismo nacional e a procura que temos registado por parte de empresas e entidades permite-nos perspetivar, com muito otimismo, a edição de 2025”.
António Ramalho, anunciou ainda a nomeação da presidente do Conselho Estratégico da BTL, Rita Marques ex-secretária de Estado do Turismo.
Revelada esta nomeação, seguiu-se a entrega de prémios aos vencedores dos da BTL 2024. Assim, foram entregues os prémios de “Stand Nacional” – Açores; Criatividade – TAP Air Portugal; “Sustentabilidade” – Açores. As Menções Honrosas foram para: “Stand Nacional” – ERT Alentejo e Ribatejo; “Stand Internacional” – Marrocos, Cabo Verde e TAP Air Portugal; “Inovação” – Europalco; “Criatividade” – Município de Coimbra. Os “Prémios Personalidade”, por sua vez, distinguiram: Dionísio Pestana (Pestana Hotel Group); Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé Hotéis); José Ribau Esteves (presidente da Câmara Municipal de Aveiro); e Rita Marques (ex-secretária de Estado e atual presidente da Fundação Livraria Lello). Os “Prémios Parceiros Excelência BTL” foram entregues à AVK Audiovisuais e Opção Global.
A terminar, o “Prémio Júri BTL”, decidiu entregar uma nova distinção referente ao evento que se destacou no ano 2023, a Jornada Mundial da Juventude, organizada de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa, pelo seu impacto na promoção da marca “Portugal”.
A próxima edição da BTL, o maior evento do setor em Portugal, vai decorrer de 12 a 16 de março na FIL, em Lisboa e a ação acredita que o evento irá de novo esgotar.
A organização daquela que é considerada a maior montra do turismo nacional lembrou que a edição deste ano atingiu “os melhores resultados de sempre, com mais de 79.000 visitantes, mais de 1.500 expositores, 85 destinos internacionais, 200 `hosted buyers` [potenciais compradores convidados] oriundos de 42 mercados emissores que realizaram mais de 2.800 reuniões com empresas e entidades portuguesas”.