O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, fez este sábado uma visita rápida a Santarém para a inauguração da 60.ª edição da Feira Nacional da Agricultura, onde salientou a importância do evento para a “agricultura portuguesa” e para os agricultores.
A inauguração da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA 24), certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, ocorreu no dia 8 de junho e prolonga-se até ao dia 16 de junho. Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a visitar a feira na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, para uma visita alargada e para condecorar o CNEMA, entidade organizadora da Feira Nacional de Agricultura.
Pecuária Extensiva, é o tema deste ano, atividade que ocupa uma área de 64% da superfície agrícola útil em território nacional, o que por si só é facto merecedor de protagonismo no setor, acrescido papel determinante que representa na sustentabilidade e na preservação dos espaços rurais do país.
A FNA 2024 visa fortalecer o setor agrícola nacional, promover a inovação e a sustentabilidade, e incentivar a troca de experiências e conhecimentos entre os diferentes agentes do setor. Além disso, é uma plataforma importante para fomentar negócios e parcerias, promovendo o desenvolvimento rural e a valorização dos produtos portugueses.
Sobre a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo
Desde 1954 que, durante a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, todos os caminhos vão dar a Santarém. A cidade ribatejana torna-se o centro do mundo agrícola, num evento que celebra um setor essencial à vida de todos com momentos culturais, exposições de maquinaria e gado e debates que dão voz às principais preocupações deste meio.
Este ano, o maior evento de agricultura do país decorre de 8 a 16 de junho e já se antecipa uma edição inesquecível: celebram-se três aniversários muito especiais – o aniversário de 60 anos da FNA, os 30 anos do CNEMA e os 70 anos da Feira do Ribatejo, e por isso, além de largadas de touros, provas equestres, música popular, concertos de artistas de renome e um ciclo de conferências, o programa inclui ainda muitas outras novidades.
Realizada anualmente em Santarém, esta feira reúne produtores, empresas, técnicos e entusiastas da agricultura de todo o país e do estrangeiro, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos, exposição de inovações tecnológicas e celebração do setor agrícola.