Quinta de Lemos abre portas ao público com Visitas e Provas de Vinho gratuitas

O Open Day da Quinta de Lemos vai decorrer a 20 de julho, com convite para conhecer por dentro este produtor de vinho de excelência da região do Dão.

Quinta de Lemos
Quinta de Lemos abre portas ao público com Visitas e Provas de Vinho gratuitas - ®DR

A Quinta de Lemos, produtora de vinhos com um carácter singular na região do Dão, convida a explorar a sua exclusiva Adega, onde são elaborados vinhos com castas autóctones como Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz, ao que se junta conhecimento e empenho para produzir vinhos de alta qualidade.

No dia 20 de julho, o evento Open Day será aberto a todos os interessados, desde apreciadores de vinho a curiosos que desejem conhecer a quinta vitivinícola em Viseu.

No programa de enoturismo do Open Day, os visitantes terão a oportunidade de explorar a Adega Quinta de Lemos, com visitas guiadas que contam a história da quinta e da família Lemos, numa viagem pela paixão de Celso de Lemos pelo rigor e excelência dos vinhos da região do Dão.

As visitas terão a duração aproximada de 40 minutos, guiando os visitantes pelos corredores da adega que guardam uma seleção dos melhores vinhos, incluindo vinhos de colheitas antigas e produção anual limitada a 100 mil garrafas. No final, os visitantes poderão degustar vinhos como o Quinta de Lemos Dona Santana 2008 ou o Quinta de Lemos Jaen 2012. As visitas não requerem inscrição e ocorrem às 11h00, 15h00 e 17h00.

Com métodos de produção que conferem propriedades únicas aos vinhos, a Quinta de Lemos destaca-se pela produção de vinhos monovarietais que realçam as características das castas autóctones da região. Além de monocastas, a marca, todos os anos, produz blends inspirados nas mulheres da família de Lemos e, pela primeira vez em 2022, um vinho em homenagem aos homens da família, o “3 Armandos”.

Localizada no vale do Dão, a mais antiga região produtora de vinho de Portugal, a Quinta de Lemos beneficia das condições climáticas, do terroir e das castas autóctones para criar vinhos únicos. Com práticas agrícolas sustentáveis e respeito pelo meio ambiente, a quinta não irriga as vinhas, permitindo que o clima defina o carácter de cada safra.

Além da adega, a Quinta também integra o restaurante Mesa de Lemos, liderado pelo chef Diogo Rocha, premiado com 1 Estrela MICHELIN e Estrela Verde MICHELIN, que premaeia a excelência e sustentabilidade na cozinha.

aNOTÍCIA.pt