Chefes alentejanos homenageiam a cozinha do Alentejo no Degust’Ar Évora

O Degust’Ar Évora, reúne chefes alentejanos para um jantar a 6 mãos, que homenageia a tradicional cozinha do Alentejo.

Chefes alentejanos
Chefes alentejanos homenageiam a cozinha do Alentejo no Degust’Ar Évora - ®DR

Três Chefes alentejanos – António Nobre, Tiago Moreno e Luís Lopes, prometem surpreender  todos os que quiserem embarcar numa viagem pelos sabores da gastronomia alentejana, que terá lugar no restaurante Degust’Ar Évora, do hotel M’AR De Ar Aqueduto.

O jantar, que tem como objetivo envolver os produtores locais na cozinha tipicamente alentejana do Degust’Ar Évora, conta com um menu elaborado a seis mãos pelos Chefes alentejanos António Nobre, Tiago Moreno e Luís Lopes, onde os protagonistas são a gastronomia, produtos e produtores locais como a Carne Mertolenga, o figo da índia e o lúcio perca.

Esta experiência gastronómica de raiz alentejana, desde a inspiração, os chefes, aos pratos e produtos, é composto por sete momentos que prometem surpreender todos os paladares. A viagem começa claro, pelo couvert, composto por uma variedade de pães, azeite e azeitonas marinadas, cremoso paté de lagosta com cebolinho e uma manteiga de paiola de porco preto que homenageia a região; segue-se uma amuse bouche de um refrescante creme frio de tomate com filete de sardinha braseado e flor de sal; a entrada contrasta o doce e o salgado numa junção de sabores únicos de figo da índia em três texturas com presunto de porco ibérico; segue-se o prato de peixe – lúcio perca, corado com strudel de caldeirada, bisque de fígado e azeite de poejos que transborda fragrâncias inesquecíveis da região; já o prato de carne é vitelão Mertolengo DOP na frigideira com puré de aipo, pak choi salteado com tomilho e limão e aioli de alho negro; para adoçar o paladar, uma pré-sobremesa composta por deliciosas esferas de chocolate com ganache refrescadas com polpa de meloa e gel de lima; e para finalizar, uma aromática panna cotta de figo da índia com gelado de manjericão e morangos.

O menu deste jantar estará disponível apenas na noite do evento – 10 de agosto, sendo que nesta data o Degust’AR funcionará apenas sob esta carta. Esta proposta gastronómica é uma ode às experiências que a culinária permite, sendo este menu em si uma viagem que explora vários sentidos e momentos. Uma viagem rumo ao Alentejo interior onde as influências dos pratos apresentados representam as próprias viagens gastronómicas destes Chefes alentejanos e dão uma visão mais abrangente do que de melhor se faz pelo mundo da gastronomia.

As reserva para esta experiência gastronómica podem ser feitas por telefone 266 740 400 ou email em [email protected].

Sobre o M’AR De AR Aqueduto

M’AR De AR Aqueduto é um hotel de 5 estrelas da cidade de Évora, localizado no centro histórico e em pleno coração da zona classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, e surge de uma adaptação do antigo Palácio dos Sepúlveda, edifício quinhentista do qual conserva uma magnífica capela, tetos em abóbada e três janelas Manuelinas na fachada principal.

O Grupo M’AR De Ar tem as suas cozinhas entregues ao Chef António Nobre, que defende a descoberta constante de aromas (dos coentros, às mentas e aos orégãos) e de sabores como o do ácido do pão alentejano, distinto de todos os outros, o da rusticidade das carnes, da presença dos peixes do rio, sem esquecer o fio de ouro que adorna cada prato – o azeite regional. A doçaria, naturalmente, ocupa igualmente um lugar de destaque nos seus repastos, deixando um fim de boca doce em todas as refeições.

Nesta viagem pelos sabores do Alentejo o Grupo tem neste momento 3 restaurantes e um Bistro: Sabores do Alentejo, Degust’AR Évora, Degust’AR Bistro e Degust’AR Lisboa. Em Évora ou Lisboa, uma viagem gastronómica a não perder.

aNOTÍCIA.pt