Reconhecida pela singularidade na excelência vínica, a região alentejana arrancou com a época das vindimas, com programas especiais para todos os que queiram explorar o Alentejo através dos seus vinhos, da gastronomia e da cultura alentejana.
Com opções para todos os gostos e que se estendem por toda a região, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) reuniu algumas das propostas para as vindimas, apresentadas por produtores do Alentejo
Rota dos Vinhos do Alentejo – Évora
Morada: Rua Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora
Na Rota dos Vinhos do Alentejo, um espaço com a assinatura da CVRA e que conta com mais de 70 adegas vocacionadas para a prática do enoturismo, a “Semana dos Produtores” proporciona ao visitante a prova de quatro referências de vinhos de dois produtores distintos do Alentejo, que são apresentados semanalmente, em sistema de rotatividade. No local, é também possível personalizar um roteiro com experiências que vão desde a visita à adega, provas de vinhos, gastronomia, safaris no montado, picnics, viagens de balão e muito mais.
Mais informações em: https://www.vinhosdoalentejo.pt/pt/rota-dos-vinhos/visite-nos/
Adega José de Sousa – Reguengos de Monsaraz
Morada: Rua de Mourão 1, 7200-291 Reguengos de Monsaraz
As atividades na adega, em Reguengos de Monsaraz, arrancam a 15 de agosto e prolongam-se até 15 de setembro, com a possibilidade de escolher entre um programa com ou sem almoço incluído. A visita à Adega Nova, à Adega dos Potes e a prova de três vinhos acompanhados de produtos regionais fazem parte do programa sem almoço. Já a refeição inclui gaspacho, empadas de galinha, queijos e outras iguarias alentejanas.
Mais informações em: https://www.jmf.pt/https://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/locais/adega-jose-de-sousa/
Adega Mayor – Campo Maior
Morada: Herdade da Argamassas, 7370-171 Campo Maior
Com data marcada para 14 de setembro, a Adega Mayor promove o programa “Vindima Mayor” que, para além da vindima, da visita à vinha e à adega, inclui a prova de mosto, um workshop com prova de quatro vinhos do produtor e um almoço com produtos regionais no Restaurante ADAENS.
Mais informações em: https://www.adegamayor.pt/pt/pt
Adega do Monte Branco – Estremoz
Morada: Monte Branco, 7100-145 Estremoz
Até 21 de setembro é possível fazer parte da equipa da Adega do Monte Branco, participando num programa de vindimas que inclui um passeio pelas vinhas, a pisa a pé e conhecer a fundo todo o processo da uva ao vinho do Alentejo. Segue-se um almoço típico alentejano acompanhado com vinhos do produtor.
Mais informações em: https://www.adegamontebranco.com/
Casa de Santa Vitória – Beja
Morada: Herdade da Figueirinha, Santa Vitória, 7800-730 Beja
De 10 de agosto a 10 de setembro, durante duas horas, o produtor de Beja convida a visitar o Vila Galé Alentejo Vineyards para um passeio pelas vinhas com direito a explicação e vindima das uvas. Mais tarde, os participantes podem contar com uma visita à adega, à cave das barricas e uma prova de três vinhos acompanhada por petiscos regionais.
Mais informações em: https://www.santavitoria.pt/
Casa das Talhas (Adega Coop.de Vidigueira, Cuba e Alvito) – Vidigueira
Morada: Bairro Industrial, 7960-305 Vidigueira
Disponível de 12 de agosto a 13 de setembro, o programa de seis horas inclui a visita às vinhas dos associados e a descoberta da arte de vindimar. A meio da manhã está agendada uma pausa para a “bucha”, recheada de algumas iguarias da região, como o pão da Vidigueira, paio de porco preto, queijos, azeitonas e torresmos. Depois do petisco é hora de regressar à adega e conhecer de perto o processo de vinificação e a atividade termina com um almoço de degustação na Casa das Talhas com a oferta de uma garrafa de vinho por pessoa.
Mais informações em: https://adegavidigueira.pt/casa-das-talhas/
Casa Relvas – Évora
Morada: Herdade de São Miguel, São Miguel de Machede, 7005-752 Évora
Para os entusiastas do vinho e os que procuram uma experiência autêntica e educativa, a mítica casa de Évora planeou um passeio na vinha onde se explora a identificação de castas e análise sensorial de bagos e grainhas, com a vindima manual. Depois, é ainda possível sentir as uvas numa pisa a pé e provar os mostos e os vinhos da Casa Relvas. A tudo isto, junta-se, ainda, a possibilidade de se deixar ficar mais um pouco e almoçar.
A experiência decorre de 03 a 28 de setembro, às terças, quintas, sextas e sábados, exige marcação com 72 horas de antecedência.
Mais informações em: https://casarelvas.pt/
Enoturismo Cartuxa – Évora
Morada: Estrada da Soeira, 7005-003 Évora
De 02 de setembro a 04 de outubro, em dois horários exclusivos, 11h00 e 16h00, a Cartuxa promete uma viagem no tempo para os participantes conhecerem o processo produtivo na sua forma mais ancestral, participando na escolha da uva e contribuindo na pisa da uva. A experiência termina com a prova de seis vinhos e dois azeites produzidos pela Fundação Eugénio de Almeida acompanhados por uma seleção de petiscos regionais, ou numa opção de oferta mais completa, com uma refeição na Enoteca Cartuxa no centro da cidade de Évora.
Mais informações em: https://www.cartuxa.pt/enoturismo/
Ervideira – Vendinha/Reguengos
Morada: Herdade da Herdadinha, Vendinha, 7200-042 Reguengos de Monsaraz
Na Ervideira, a experiência “100 Pés” está de regresso e os participantes para além da visita à adega e prova dos vinhos em fermentação, podem participar na elaboração do vinho “100 Pés”, cujas uvas são totalmente pisadas pelos visitantes.
Da adega segue-se para o Ervideira Wine Lounge e aqui será a altura da prova de vinhos Ervideira, com uma viagem entre brancos, rosé, tintos e vinhos especiais, acompanhada por uma degustação completa de sabores tradicionais alentejanos. E aqui, claro, mais uma fotografia de grupo!”.
Mais informações em: https://ervideira.pt/
Esporão – Reguengos de Monsaraz
Morada: Herdade do Esporão, 7200-207 Reguengos de Monsaraz
Nos dias 23 e 27 de agosto e 02 e 09 de setembro, o Esporão celebra a vindima com um programa que inicia às 10 horas com a entrega do kit vindima, seguindo-se uma visita à vinha com apanha de uva com direito a sessão fotográfica memorável. Posteriormente, os participantes podem explorar as adegas e a cave e degustar vários vinhos. A iniciativa termina com um almoço no Wine Bar.
Mais informações em: https://www.esporao.com/pt-pt/enoturismo/enoturismo-herdade-do-esporao/
Fita Preta – Évora
Morada: Paço do Morgado de Oliveira, EM527 Km10, Nossa Senhora da Graça do Divor, 7000-016 Évora
A partir de 19 de agosto, a Fita Preta convida a vindimar com a máxima frescura, num programa que arranca ainda de madrugada. Para além da vindima, estão incluídas atividades de enologia na adega, e um almoço em buffet com degustação de cinco vinhos.
Mais informações em: https://www.antoniomacanita.com/pt/adegas/fitapreta/enoturismo-alentejo
Herdade da Rocha – Crato
Morada: Lugar Couto do Saramago, 7430-019 Crato
Com as “lagaradas” este produtor alentejano convida à visita da vinha e à adega, onde os petiscos são acompanhados por vinhos. Após a pisa da uva, segue-se um almoço tradicional do Alentejo com harmonização de vinhos. O programa inicia pelas 10h00 e prolonga-se ao longo de cinco horas que prometem ser bem passadas.
Mais informações em: https://herdadedarocha.pt/
Herdade do Sobroso – Vidigueira
Morada: Herdade do Sobroso, 7960-909 Vidigueira
Este produtor do Alentejo junta a descoberta das vindimas e da visita à adega à prova de vinhos comentada e associada à degustação de queijos e enchidos tradicionais da região.
Mais informações em: https://www.herdadedosobroso.pt/
João Portugal Ramos – Estremoz
Morada: Vila Santa, Estrada Nacional 4, 7100-149 Estremoz
A partir de setembro, o Nature’ing with Wine é a proposta deste produtor que começa com uma visita ao miradouro, onde se observa a extensa planície de vinhas, seguindo-se a ida para a vinha e a apanha da uva. Regressando à adega, o visitante é desafiado a experimentar a tradicional pisa a pé em lagares de mármore. O programa continua com uma visita à adega e às caves e termina com um almoço de vindima com dois menus distintos, harmonizados com vinhos João Portugal Ramos.
Mais informações em: https://www.jportugalramos.com/pt/alentejo/
Mainova – Arraiolos
Morada: Herdade da Fonte Santa, Estrada Nacional372-1, 7040-669 Vimieiro/Arraiolos
“Moinante” é o termo que se dá no Alentejo, aquele que dorme durante o dia, porque esteve a noite toda na farra e é também o nome da experiência das vindimas da adega Mainova. A Moinante Experience está disponível a 07 de setembro e propõe um programa que inclui uma visita ao campo com prova de um azeite, quatro vinhos, um sunset ao som de DJ e a possibilidade de participar num workshop de fotografia. O jantar está a cargo do Chef João Narigueta e segue-se a vindima noturna e o observatório de estrelas.
Mais informações em: https://anoticia.pt/wp-admin/post-new.php
Quinta do Quetzal – Vidigueira
Morada: Estradas das Sesmarias, 7960 Vidigueira
“Ser enólogo por um dia” é o desafio deste produtor aos visitantes da região. A experiência passa pela visita guiada às vinhas e à adega, onde surge a oportunidade de criar o próprio blend. Segue-se um piquenique elaborado pelo Chef João Mourato e a prova de vinhos da Quinta do Quetzal. Existe ainda uma outra opção com a refeição no restaurante do produtor.
Mais informações em: https://quintadoquetzal.com/en/
Ribafreixo – Vidigueira
Morada: Adega Moinho Branco, 7960-212 Vidigueira, Portugal
De terça a sexta-feira, durante os meses de agosto e setembro, o programa de vindimas da Ribafreixo inclui a prova de três vinhos clássicos e um almoço tradicional do Alentejo o em convívio com os vindimadores.
Mais informações em: https://ribafreixo.com/
Rocim – Cuba
Morada: Estrada Nacional 387, 7940-909 Cuba
Na Herdade do Rocim, nos dias 07 e 14 de setembro o “Pisa a pé com Embalo” reúne a tradição e a contemporaneidade com uma prova de vinhos e iguarias regionais, a visita à vinha e um churrasco de porco preto com migas. Segue-se a pisa da uva embalada ao som do cante dos grupos locais. Durante o mês de agosto ainda promovem provas a gosto, compostas por uma seleção de vinhos brancos e rosés.
Mais informações em: https://rocim.pt/en/
Tapada de Coelheiros – Arraiolos
Morada: Tapada de Coelheiros, 7040-202 Igrejinha/Arraiolos
O convite na Tapada de Coelheiros passa por um tour pela propriedade de jipe para observar a agricultura biológica e sustentável que definem este produtor. Segue-se a visita à adega, com a prova de mosto em fermentação e de cinco vinhos, harmonizada com uma tábua de petiscos e produtos típicos da região.
Mais informações em: https://coelheiros.pt/
No Alentejo, as vindimas são sinónimo de alegria, festa e partilha. Assim, aqui ficam algumas sugestões para um dia bem passado nesta região que tão bem sabe acolher os visitantes.