Xutos & Pontapés imortalizados em moeda de coleção, pela Casa da Moeda

A Casa da Moeda presta tributo à icónica banda portuguesa de rock, Xutos & Pontapés, nos seus 45 anos de existência.

moeda dos Xutos
Xutos & Pontapés imortalizados em moeda de coleção, pela Casa da Moeda - ®DR

A Casa da Moeda anuncia o lançamento de “Xutos & Pontapés – 45 anos Rock’n’Roll desde 1979”, uma moeda em homenagem à icónica banda portuguesa, que está a comemorar 45 anos de carreira.

Esta moeda de coleção, a segunda da série dedicada a Músicos Portugueses, foi desenhada pelo lendário guitarrista Tó Trips, que pertenceu durante muitos anos ao duo Dead Combo. Nela, vemos assinalados dois dos grandes ícones associados à banda: no anverso um «X» como símbolo do grupo, e no reverso o «X» que os fãs fazem com os braços, em sinal de reconhecimento, durante os seus concertos épicos.

A moeda, com um valor facial de 5 euros vai ter versões em cuproníquel, prata e ouro. A moeda dos Xutos & Pontapés vai estar disponível a partir de 4 de setembro

Como diz Nuno Galopim, os Xutos & Pontapés são «os mais geracionalmente transversais representantes do pop/rock português». Gui, João Cabeleira, Kalú, Tim e Zé Pedro marcaram  os séculos XX e XXI com a sua energia e criatividade. Surgiram quando o rock era importado, e conquistaram respeito. Formaram-se de improviso, estreando a 13 de janeiro de 1979, e acumulam sucessos desde então.

Este é mais um marco na história da lendária banda rock portuguesa, fundada em 1979.

aNOTÍCIA.pt