Explorando a deslumbrante costa ocidental da Turquia, que se estende do Mar Egeu ao Mediterrâneo, os viajantes têm a oportunidade de descobrir alguns dos mais impressionantes tesouros antigos do mundo. Muitos deles são a personificação de mitos envolventes e servem como testemunhos silenciosos de lendas e epopeias que moldaram a rica história e cultura da região.
Nesta época do ano, pode descobrir alguns desses sítios arqueológicos que permanecem abertos aos visitantes até a meia-noite, proporcionando uma experiência mais agradável e imersiva no vasto patrimônio turístico da Turquia. A região, repleta de cidades antigas icônicas, também oferece aos visitantes a chance de se deliciarem com as distintivas tradições gastronómicas locais, que são fundamentais para a famosa dieta mediterrânea.
No coração da lenda
Embora existam muitas cidades antigas fascinantes na Turquia, Tróia destaca-se como uma das mais emblemáticas. Reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO em 1998, Tróia está situada aos pés das Montanhas Ida, em Çanakkale, e é composta por nove camadas de assentamentos diferentes. Este local histórico, que foi o cenário da célebre guerra narrada na Ilíada, marca o início da Rota de Eneias, a única rota cultural registada pelo Conselho da Europa que se inicia na Turquia.
O Museu de Tróia, localizado na entrada da antiga cidade e laureado com diversos prémios de prestígio em museologia na Europa, é uma visita imperdível. O museu apresenta a história e cultura de Tróia através de exposições de artefatos e descobertas arqueológicas da região.
Um dos principais portos da antiguidade
Éfeso, que foi reconhecida como Património Mundial da UNESCO em 2015, foi habitada ininterruptamente por quase nove mil anos. Já tendo sido uma das maiores cidades portuárias do mundo, hoje é um dos sítios arqueológicos mais bem preservados do planeta. Entre as magníficas estruturas da antiga cidade, destacam-se a Biblioteca de Celso, o Grande Teatro — o maior da Turquia com capacidade para 30.000 pessoas — as ruínas do Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, bem como a Porta de Mazaeus e Mitrídates, e o Templo de Adriano.
Um centro de cura eterno
Vizinha dos majestosos travertinos de Pamukkale, encontra-se Hierápolis, um importante centro de cura na antiguidade. Os travertinos atraíram a atenção dos habitantes de Pérgamo há dois mil anos, resultando na fundação da cidade, que recebeu o nome de Hierápolis em homenagem a Hiera, esposa do lendário fundador de Pérgamo, Telefo. As estruturas mais notáveis de Hierápolis incluem o Banho Romano e o Teatro Antigo. Além disso, a Antiga Piscina da cidade, adornada por colunas e mármores, está aberta para visitação, permitindo que os turistas mergulhem nas águas que, segundo a tradição, foram desfrutadas pela famosa Cleópatra.
Um tesouro antigo com acústica incrível
Localizado em Aspendos, no distrito de Serik, em Antalya, um dos teatros antigos mais bem preservados do mundo impressiona pela sua acústica excepcional. As características acústicas do teatro foram cuidadosamente projetadas e resistiram ao teste do tempo, permitindo que este espaço continue a ser palco de concertos e apresentações ano após ano.