Linhas e Cores para conhecer o Oriente – Oficinas do Museu do Oriente

“Linhas e Cores para conhecer o Oriente” é o tema das Oficinas do Museu do Oriente numa viagem pela Tecelagem, Pintura Chinesa e Aguarela

Linhas e Cores
Linhas e Cores para conhecer o Oriente - Oficinas do Museu do Oriente - ®DR

O Museu do Oriente promove, durante o mês de setembro, três oficinas que têm como matéria-prima linhas e cores. Os participantes poderão explorar técnicas artísticas e artesanais como a Tecelagem Manual, a Pintura Chinesa e a Aguarela, sempre inspirados pelas obras do Museu e pela diversidade de formas e histórias que elas refletem.

A oficina de Tecelagem Manual realizada em duas sessões, a 14 e 28 de setembro, dará a conhecer esta arte têxtil, do princípio ao fim: desde a escolha das fibras até a montagem da teia. Os participantes poderão combinar cores, texturas e padrões de acordo com sua criatividade, desafiando-se a tecer uma banda de tecido inspirada nas diversas coleções do Museu, que vão da riqueza das texturas dos frascos de rapé aos motivos dos tradicionais panos timorenses.

Linhas e Cores prossegue nos dias 26 de setembro e 10 de outubro, com a oficina de Pintura Chinesa que ocupará os participantes com pincéis e tinta negra, permitindo que explorem esta forma de arte que busca capturar a essência do objeto através de seus traços mais marcantes, em vez de simplesmente reproduzir a sua imagem. Durante essas duas sessões, os participantes aprenderão a aplicar as técnicas e os materiais da pintura chinesa em representações de dois temas clássicos: o panda e o bambu.

Por fim, a oficina de Aguarela, agendada para os dias 28 de setembro e 5 de outubro, focará na prática de elementos essenciais como a água, o branco do papel, o contraste e o desfoque. Mesmo aqueles sem experiência anterior poderão desenvolver suas habilidades em exercícios práticos, aprendendo técnicas de cromática, controle da água e pintura a seco, entre outras.

aNOTÍCIA.pt