Volvo XC90 – Chegou a melhor versão de todos os tempos

A autonomia do Volvo XC90, combinando o motor elétrico com o motor a gasolina, ultrapassa os 800 km, podendo ser conjugada com a tração integral constante ou condução fora de estrada.

Volvo XC90
Volvo XC90 - Chegou a melhor versão de todos os tempos - ®DR

O XC90 é um ícone da Volvo Cars e agora, graças ao novo design interior e exterior e a um vasto conjunto de inovações tecnológicas, está melhor do que nunca.

O novo Volvo XC90 é um automóvel premium de sete lugares, um paradigma em conforto e em segurança em estrada, que apresenta agora, na sua versão híbrida plug-in, mais de 70 kms de autonomia eléctrica (dados preliminares – WLTP) permitindo aos condutores fazerem as suas deslocações diárias com zero emissões de gases de escape. Com efeito, estudos recentes da Volvo mostram que os mais recentes automóveis híbridos plug-in da Volvo já percorrem pelo menos metade das suas distâncias em modo 100% Elétrico.

A sua autonomia, combinando o motor elétrico com o motor a gasolina, ultrapassa os 800 km, podendo ser conjugada com a tração integral constante ou condução fora de estrada.

O novo Volvo XC90 apresenta ainda um novo design exterior, mais contemporâneo, que reforça o seu aspeto confiante. O design reflete a transição atual em curso para a eletrificação total e apresenta os elementos diferenciadores que também se podem observar nos 100% elétricos da marca sueca.

Contudo, a maior novidade é, sem dúvida, no interior. Um interior renovado e ainda mais prático com a nova geração do Sistema de Infotainment que a marca estreou nos modelos elétricos EX90 e EX30. Um ecrã tátil central maior, com uma resolução mais elevada, capaz de melhorar a experiência de utilização, abrindo um mundo de novas funcionalidades, novas apps e, claro, actualizações de software over the air.

“O novo XC90 exibe confiança, e porque não haveria de o fazer? Este é um modelo de referência para a nossa marca, um dos nossos automóveis mais vendidos desde há anos e que continua a ser o favorito de muitos clientes que nele encontram todo o conforto, espaço, luxo, versatilidade ou eficiência híbrida. Em conjunto, o Volvo XC90 e o seu irmão EX90 100% Elétrico, oferecem aos clientes as opções mais adequadas equilibrando a nossa gama de produtos à medida que continuamos a nossa transição rumo à eletrificação total”, refere Jim Rowan – CEO, Volvo Cars.

Gama de modelos equilibrada
O XC90 T8 híbrido plug-in continua a ser um modelo muito popular e, em conjunto com os automóveis 100% Elétricos e restantes modelos plug-in da Volvo, é parte integrante de uma gama de produtos global equilibrada que constitui uma ponte para um futuro totalmente eletrificado da marca escandinava.
Este equilíbrio entre modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in é perfeito para o mercado atual, e fundamental para os planos de crescimento de vendas e de lucros da Volvo Cars nos próximos anos.

Um dos automóveis mais seguros em estrada
O novo Volvo XC90 será, à imagem dos restantes modelos da marca, um dos automóveis mais seguros em estrada. Equipado com uma safety cage avançada, o XC90 possui um conjunto abrangente de caraterísticas de segurança ativa que ajuda a manter em segurança não só o condutor e os ocupantes, mas também os restantes utilizadores da estrada.
Ao utilizar um radar e uma câmera frontal, o XC90 pode detectar qualquer desvio na faixa de rodagem e corrigi-lo evitando assim o risco de colisão. O automóvel está preparado para ajudar a evitar saídas inadvertidas da estrada e pode utilizar a travagem e a direção para impedir colisões com outros veículos, peões, ciclistas e animais de grande porte.

Um nível de conforto de referência
A condução no XC90 está melhor do que nunca apresentando, de série, o lendário conforto dos bancos e uma suspensão melhorada. Cada amortecedor é agora capaz de se adaptar mecanicamente às condições atuais da estrada para otimizar o conforto e a estabilidade – permitindo uma experiência de condução mais confiante e mais descontraída.
Está ainda disponível, como opção, uma suspensão pneumática capaz de funcionar em conjunto com o chassis para monitorizar o automóvel, a estrada e o condutor 500 vezes por segundo proporcionando a condução mais confortável possível.
A suspensão pneumática pode baixar 20 mm ou subir 40 mm, permitindo assim um acesso fácil para entrar ou sair, uma melhor aerodinâmica em velocidade ou uma altura de condução adicional para terrenos difíceis. Para além disso, a Volvo adicionou isolamento extra em certas partes do automóvel, o que significa que o ruído do vento e da estrada é ainda menor.
O interior foi renovado incorporando o melhor do design escandinavo contemporâneo. O painel de instrumentos tem agora uma forma mais horizontal, com painéis decorativos feitos de materiais reciclados de primeira qualidade para um acabamento mais texturado sendo dividido por novas saídas de ar verticais. A iluminação interior foi também revista contribuindo para uma sensação de maior conforto à noite.
O habitáculo foi também reconfigurado sendo agora ainda mais prático, em resposta ao feedback dos atuais proprietários do XC90. Os designers da Volvo criaram espaço de arrumação adicional na consola central, incluindo um suporte para copos extra, e colocaram o carregador de telemóvel sem fios atrás do túnel central, separado da área de arrumação principal, para maior comodidade.
O Volvo XC90 pode ser equipado com o sistema de áudio Bowers & Wilkins High Fidelity, que consegue reproduzir fielmente a acústica de um palco, de uma sala de concertos ou de um clube de jazz.

Nova Geração do Sistema de Infotainment
Conforme referido anteriormente, uma das grandes novidades do novo Volvo XC90 será a nova geração do Sistema de Infotainment.

Para uma melhor experiência de utilização, o novo XC90 apresenta agora um ecrã central maior, de 11,2 polegadas e uma maior densidade de pixels (mais 21%), resultando num ecrã ainda mais nítido.

Mas é no conteúdo do ecrã que se encontram as maiores mudanças. A Volvo apresenta agora as apps e os comandos mais comuns, como mapas, multimédia e telefone, no ecrã inicial – a mesma configuração dos automóveis elétricos mais recentes da marca. Isto significa que são necessários menos toques no ecrã para aceder às funcionalidades principais.

Existe ainda a barra contextual, que altera o que se vê de acordo com a situação e apresenta as apps mais utilizadas. Em condução a baixa velocidade, surge também o ícone das câmaras exteriores para o apoio em manobras mais apertadas. Os “Modos de condução” estão também disponíveis no ecrã inicial.

A disponibilização da nova geração deste sistema, já existente no EX90 e EX30, não se limita ao novo XC90. A Volvo irá disponibilizar este sistema a milhões de clientes em todo o mundo através de uma atualização de software over the air que será realizada em 2025 e que irá abranger cerca de 2,5 milhões de clientes em todo o mundo.

“A nossa nova experiência de utilizador irá proporcionar uma melhoria significativa na nossa oferta. Este é um passo importante para a Volvo que pretende oferecer cada vez mais soluções tecnológicas centradas no ser humano. Iremos adaptar de forma contínua o nosso serviço para corresponder às necessidades dos nossos clientes através de novas e melhores funcionalidades fornecidas através de atualizações over-the-air.” referiu Erik Severinson – Chief Product & Strategy Officer, Volvo Cars.

Novo Volvo XC90 já está disponível em Portugal
O novo Volvo XC90 está disponível para encomenda e os preços, em Portugal começam nos 96.817€, IVA incluído.
A produção deverá começar no final de 2024.
Em Portugal estará disponível a motorização plug-in T8 a gasolina, com 5 versões disponíveis – Core, Plus Dark, Plus Bright, Ultra Dark e Ultra Bright.

aNOTÍCIA.pt