Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto distingue o que de melhor se faz em viticultura, enologia e enoturismo

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto no âmbito do Projeto «Douro+Sustentável» distinguiu a Geodouro, a enóloga Joana Maçanita, o Quanta Terra e a Adega Cooperativa de Favaios

0
22
Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto
Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto distingue o que de melhor se faz em viticultura, enologia e enoturismo - ®DR

No âmbito das celebrações do Port Wine day, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) voltou a distinguir pessoas e projetos que são casos de sucesso nas áreas do enoturismo e vitivinicultura. Os prémios “Douro+Sustentável” 2024 foram entregues em cerimónia que decorreu na Casa da Música, no Porto, um momento que serviu para dar visibilidade a projetos que se têm destacado pelo desenvolvimento de boas práticas ambientais, sociais e económicas. As distinções foram entregues no dia em que se assinalaram os 268 anos da criação da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro Vinhateiro. “Pretendemos valorizar quem se diferencia, quem, em nosso entender, se destaca pelo sucesso e pelo profissionalismo que imprime aos seus projetos e valorizamos quem a tudo isto soma a preocupação pela sustentabilidade económica, social, cultural e ambiental do território duriense”, frisa o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.

A Geodouro, a enóloga Joana Maçanita, o Quanta Terra, dos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves, e a Adega Cooperativa de Favaios, foram os distinguidos neste ano de 2024.

Numa conjuntura de enorme complexidade, o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP, IP) adianta que a instituição “vai levar a cabo um conjunto de ações de promoção em várias vertentes, mostrando toda a versatilidade e polivalência do Vinho do Porto”. Para dia 19 de setembro está agendada, no Porto, a masterclasse “Os 30 anos do Porto Vintage 1994”, das marcas CÁLEM, CHURCHILL’S, DOW’S, NOVAL, POÇAS, RAMOS PINTO, ROZÈS e TAYLOR’S. Considerado um “ano clássico” pela Confraria do Vinho do Porto e uma das referências qualitativas do século XX, importa aferir a sua evolução e características atuais. No dia seguinte decorre uma grande sunset party no mercado do Bolhão, tendo como público-alvo o consumidor final, na qual está prevista a participação de 30 produtores, que num ambiente de festa mostrarão toda a diversificada oferta de Vinho do Porto. No mesmo dia, na cozinha do mercado do Bolhão, terá lugar uma masterclasse de cocktails com vinho do Porto intitulada “PORTO COLOURS”, dirigida pelo bartender Paulo Ramos da Cocktail Academy.

aNOTÍCIA.pt