Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão com 226 inscritos

A Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão está prestes a ir para a estrada e promete muita emoção e competitividade

Baja Reguengos
Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz - Mourão com 226 inscritos - ®DR

A lista de inscritos para a Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz- Mourão reúne este ano um total de 226 pilotos inscritos repartidos pelas categorias Auto, Moto, Quad e SSV. Serão 56 os concorrentes auto da FIA European Cup for Cross-Country Bajas, 33 do Evento Nacional do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM 48, a que se juntam 53 pilotos na competição Moto, 14 entre os quad e 70 da categoria SSV do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A prova organizada pela secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense é também pontuável para o FIM Europe Baja European Championship sendo a primeira etapa desta temporada de 2024.

Na partida para a Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz- Mourão:

  • João Ferreira lidera europeu de bajas

Na competição auto os pilotos e navegadores portugueses apresentam-se em posição de destaque nas diversas classificações em que é repartida este ano a FIA European Cup for Cross-Country Bajas, liderando nove das onze tabelas classificativas. João Ferreira e Filipe Palmeiro estão na frente da classificação absoluta e da Categoria Ultimate respetivamente entre pilotos e navegadores. São secundados na classificação absoluta por Fernando Barreiros e João Dias. Na Categoria Ultimate são secundados por Francisco Barreto com Carlos Silva a ocupar também o 2º lugar entre os navegadores. Na Categoria Challenger lidera João Dias entre os pilotos seguido de Alexandre Pinto. Entre os navegadores os portugueses ocupam os três primeiros lugares com João Filipe Miranda em 1º, seguido de Pedro Ré e Bernardo Oliveira. Na Categoria Stock Fernando Barreiros e Rui António são já virtuais campeões. Também a classificação destinada aos Teams é liderada pela portuguesa Santag Racing.

  • João Dias lidera Campeonato de Portugal

Com quatro provas disputadas João Dias (Can-Am) lidera o Campeonato de Portugal com três pontos de vantagem para João Ferreira (Mini), sendo que João Ramos (Toyota Hilux) ocupa o terceiro lugar com menos sete pontos. João Ferreira lidera a Categoria Ultimate T1 +, secundado por João Ramos. Na Categoria T1 Lino Carapeta (Ford Ranger) ocupa o 1º lugar seguido de Edgar Condenso (Ford Ranger). Eduardo Rodrigues e Tomás Gameiro, ambos em Toyota, ocupam as duas primeiras posições da Categoria T2. Entre os T3 lidera João Dias seguido de Armindo Araújo ambos em Can-Am. Nos T4 as duas primeiras posições são ocupadas por João Monteiro (Can-Am) e Gonçalo Guerreiro (Polaris). Entre os T8 a primeira posição pertence a Johannes Senders (Toyota) seguido de Joel Marrazes (Nissan). Por fim entre os T9 Sérgio Morato e Miguel Teodoro, ambos em Nissan, são os dois primeiros classificados.

  • Duelo T1+ vs T3?

A Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão apresenta uma excelente lista de inscritos e à semelhança do que vem acontecendo em diversas provas já disputadas este ano os pilotos T3 prometem lutar também pela vitória. Entre os T1+ e com João Ferreira a assumir o favoritismo apresentam-se também Francisco Barreto, João Ramos e Alejandro Martins entre os seis T1+ inscritos. Já nos T3 e com João Dias como principal protagonista a lista de inscritos apresenta Tiago Reis, Miguel Barbosa e Adam Kus em Tauros, Alexandre Pinto, Armindo Araújo, Bernardo Sousa, Ricardo Teodósio e Pedro Carvalho em Can-Am e o líder do mundial Fernando Alvarez em G Rally.

Uma competição que promete ser muito animada é a que envolve os T1 tradicionais com tantos e tão dispares modelos. Às Ford Ranger dos pilotos que lideram o campeonato, Lino Carapeta e Edgar Condenso, juntam-se as pilotadas por Nuno Madeira, Bruno Oliveira e José Rogeira. De regresso às competições estão Helder Oliveira em Mini e Alexandre Ré em VW Amarok. João Lourenço em Mitsubishi, Alexandre Franco e César Sequeira em Mercedes são outros pilotos a ter em conta.

CNTT promete animação em todas as frentes

Para a 5ª etapa do CNTT prevê-se, nas duas rodas, uma luta renhida entre o Campeão e Vencedor 2023 António Maio (Yamaha) e Martim Ventura (Husqvarna), atual líder do Campeonato. Bruno Santos parte para a prova alentejana a completar o pódio do Campeonato, ele que tem feito uma temporada internacional memorável e já conquistou três pódios em provas do CNTT este ano. Entre os inscritos de destacar a participação Tomás Dias e Gustavo Gaudêncio em Honda, Micael Simão em GasGas e dos irmãos Bernardo e David Megre em Kawasaki. De referir a participação feminina de Sandra Brás aos comandos de uma Husqvarna da Classe Trail.

Entre os Quad destaque para o vencedor em 2023 e atual líder do CNTT, João Vale, em Can-Am que terá como principais adversários Rodrigo Alves, com duas vitórias esta temporada e o campeão nacional Luís Fernandes, ambos em Yamaha.

Na supercompetitiva categoria SSV os quatro primeiros estão separados por apenas sete pontos. Lidera Pedro Pinha seguido de Pedro Santinho Mendes, Luís Cidade e Sérgio Baptista. Nelson Caxias, Helder Rodrigues, Roberto Borrego, Pedro Antunes, Lourenço Rosa, Pedro Grancha e Vasco Martins, todos em Can-Am, são também potenciais candidatos à vitória. De destacar a estreia aos 16 anos do atual campeão Mini Baja, Domingos Cunha, que irá navegar o seu pai.

A Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão é também pontuável para os três troféus monomarca Yamaha, Polaris e Segway. Arnaldo Monteiro lidera o Troféu Polaris e também o Campeonato Stock. Rafael Caseiro e Manuel Lopes lideram respetivamente a Classe Stock e Open da Taça Yamaha. André Rodrigues está em 1º lugar no Troféu Segway.

aNOTÍCIA.pt