Começou ontem, no Mosteiro Santa Maria do Mar em Carcavelos, a segunda edição da Viagem pelo Clima, que contou com a presença de Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente, da conhecida apresentadora de televisão Fátima Lopes, embaixadora do projeto, e de Nuno Piteira Lopes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Organizada pela Get2C em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, esta iniciativa visa sensibilizar a população sobre as alterações climáticas e fomentar ações concretas rumo a uma economia sustentável. O evento reuniu diversas personalidades públicas e representantes das instituições dos municípios parceiros. Nuno Piteira Lopes destacou a relevância de projetos como este em Portugal, considerando-os fundamentais para mobilizar as comunidades na luta contra as alterações climáticas. Segundo ele, o esforço deve vir de todos “das autarquias, dos munícipes e dos jovens, mas num trabalho feito em conjunto, porque cada um por si não seremos capazes.”
Emídio Sousa acrescentou que “existem muito boas ideias, mas a mais importante é o nosso comportamento enquanto cidadãos no dia a dia e nós enquanto entidade pública temos de ir à procura de novas soluções”.
A Viagem pelo Clima terá a duração de 14 dias, durante os quais três equipas, cada uma com quatro participantes, atravessarão o país de norte a sul, realizando ações em colaboração com os municípios parceiros, que incluem Cascais, Arronches, Faro, Mangualde, Matosinhos, Penafiel, Sesimbra e Torres Vedras. O objetivo é não só completar o trajeto da maneira mais sustentável possível, mas principalmente causar um impacto positivo nas comunidades locais, sensibilizando-as para questões ambientais urgentes.
Fátima Lopes, que atua como Embaixadora da iniciativa pelo segundo ano consecutivo e moderadora do evento, sublinhou a importância da ação coletiva na construção de um futuro sustentável.
Luís Costa, da Get2C, expressou a convicção de que esta edição terá um impacto ainda maior: “O nosso propósito é ‘develop smart people for a cooler world’ e, acreditamos que, se conseguirmos inspirar mais pessoas a partilharem este propósito, o objetivo deste projeto foi cumprido.”
A equipa que se destacar nesta competição climática terá a oportunidade de viajar até ao Azerbaijão em novembro de 2024 para participar na COP 29, a conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.