Foi na cidade de Verona, em Itália, que se conheceu a decisão de atribuir o prémio Best of Wine Tourism 2025 ao espaço Quanta Terra, dos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves, situado na região do Douro Vinhateiro. Este é o segundo reconhecimento da Quanta Terra nesta prestigiada categoria de Arte e Cultura – o primeiro foi em 2023 – destacando-se entre mais de 640 candidaturas internacionais. “Esta distinção, atribuída por especialistas internacionais, sublinha o impacto da nossa marca no enoturismo e no desenvolvimento da região. É um orgulho, mas também aumenta o nosso compromisso de fazer sempre mais e melhor”, destacaram os fundadores.
Fundada há 25 anos, a Quanta Terra transformou a antiga destilaria da Casa do Douro, renovada pelo arquiteto Carlos Santelmo, num espaço que celebra arte e cultura em harmonia com os seus vinhos. Desde a sua inauguração “fora da caixa” em 2022, com uma exposição de Joana Vasconcelos e a própria artista presente, a marca tem vindo a surpreender com iniciativas únicas. Em 2023, levou uma exposição da artista holandesa Leni van Lopik a Favaios, explorando a “Cor do Douro” e a sustentabilidade. Este ano, apresentou a mostra Técnica Ancestral, em parceria com a plataforma cultural Underdogs, que inclui uma peça do aclamado artista Vhils, além de obras de AkaCorleone, Pedrita Studio, PichiAvo, Raquel Belli e Vasco Maio.
A mostra Técnica Ancestral pode ser visitada no espaço em Alijó, de quarta a domingo, das 10h00 às 17h30, até 15 de dezembro, com a experiência da exposição acompanhada de uma prova de vinhos.
Os prémios Best of Wine Tourism, promovidos pela plataforma Great Wine Capitals, reconhecem iniciativas de excelência nas mais prestigiadas regiões vitivinícolas do mundo. Representando Portugal, o Porto apresenta candidatos das regiões Douro/Porto e Vinhos Verdes, com a categoria Arte e Cultura distinguindo adegas que oferecem experiências culturais notáveis, desde exposições e coleções de arte a eventos únicos.