Suzuki apresenta e VITARA: o primeiro modelo 100% elétrico da marca para a Europa

O Suzuki e VITARA é o primeiro modelo 100% elétrico da marca, que tentou criar um automóvel elétrico de fácil utilização

Suzuki e VITARA
Suzuki apresenta e VITARA: o primeiro modelo 100% elétrico da marca para a Europa - ®DR

 O e VITARA é o primeiro modelo elétrico estratégico da Suzuki, a nível global. Baseia-se no concept car “eVX”, que foi apresentado na Auto Expo na Índia em janeiro de 2023 e no Japan Mobility Show em outubro de 2023. Sob o conceito de “Emotional Versatile Cruiser”, o e VITARA apresenta um design que transmite força e tecnologia avançada, um sistema de propulsão elétrica que oferece uma experiência de condução ágil e enérgica, um sistema 4WD elétrico “ALLGRIP-e” que proporciona capacidade todo-o-terreno e um desempenho potente, e uma plataforma “HEARTECT-e” nova, desenvolvida especificamente para BEVs.

UM DESIGN COM O ESTILO INOVADOR DE UM AUTOMÓVEL ELÉTRICO E A POTÊNCIA DE UM SUV

A filosofia de design “High-Tech & Adventure” do Suzuki e VITARA combina a modernidade de um automóvel elétrico e a natureza robusta de um SUV, transmitindo um carácter aventureiro.

O exterior apresenta um design marcante, com pneus de grande diâmetro e uma longa distância entre eixos (2700 mm). O interior incorpora um ecrã integrado com equipamento avançado e um painel de instrumentos com uma consola central de aspeto robusto, que também reflete a filosofia “High-Tech & Adventure”.

SISTEMA DE PROPULSÃO ELÉTRICA COM UM EFICIENTE EAXLE E UMA BATERIA DE FERRO-FOSFATO DE LÍTIO

Denominado eAxle, o sistema de propulsão elétrica do e VITARA integra o motor e o inversor, junto com as baterias de ferro-fosfato de lítio (49 ou 61 kWh de capacidade), concebidas para oferecer segurança e fiabilidade. Este sistema de propulsão proporciona uma aceleração ágil no arranque e uma resposta enérgica a qualquer velocidade.

 A versão 4×2 oferece um sistema eAxle na sua versão de 106 kW de potência com a bateria de 49 kWh; e 128 kW com a bateria de 61 kWh de capacidade; ambos com 189 Nm de binário máximo. A versão 4×4 integra dois sistemas eAxle, um em cada eixo, com 128 kW de potência à frente e 48 kW à retaguarda, com uma potência combinada de 135 kW e um binário máximo combinado de 300 Nm.

TRAÇÃO TOTAL ELÉTRICA ALLGRIP-E COM DOIS EAXLES INDEPENDENTES

O sistema de tração elétrica 4X4 “ALLGRIP-e” reúne toda a experiência da Suzuki em tecnologia de tração às quatro rodas, com dois eAxles independentes localizados nos eixos dianteiro e traseiro. Este sistema não só proporciona um desempenho potente, como também permite um controlo preciso e uma excelente capacidade de resposta. Além disso, inclui um modo Trail que permite uma saída suave de terrenos acidentados, aplicando os travões às rodas que perderam tração e distribuindo o binário à roda oposta, executando a função de um diferencial de deslizamento limitado.

PLATAFORMA “HEARTECT-E” DE NOVO DESENVOLVIMENTO, ESPECÍFICA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

O novo Suzuki e VITARA utiliza a recém-desenvolvida plataforma “HEARTECT-e”, específica para veículos elétricos. Com uma estrutura leve e uma elevada proteção para os sistemas de alta voltagem, oferece um interior espaçoso e saliências curtas. A sua superfície principal elimina os elementos sob o piso para maximizar o espaço da bateria.

Toshihiro Suzuki, Presidente da Suzuki, afirmou: “O e VITARA é o nosso primeiro modelo 100% elétrico, desenvolvido por tentativa e erro, para criar um automóvel elétrico fácil de utilizar pelos nossos clientes. Com o objetivo de alcançar uma sociedade neutra em termos de carbono, iremos oferecer uma ampla variedade de opções, incluindo veículos elétricos, híbridos e a GNC, adaptados a cada região. A introdução do e VITARA representa um marco importante para alcançar a neutralidade carbónica. Após o lançamento do e VITARA, continuaremos a expandir a nossa gama de modelos elétricos e a oferecer soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de países e regiões específicos”.

aNOTÍCIA.pt