Chef Vítor Sobral agraciado com prémios Carreira e Escolha do Consumidor

A Academia Portuguesa de Gastronomia atribuiu o Grande Prémio 2024 ao chef Vítor Sobral, que reconhece a sua influência na cozinha portuguesa

0
96
Vítor Sobral Chef
Chef Vítor Sobral agraciado com prémios Carreira e Escolha do Consumidor - ®DR

A Academia Portuguesa de Gastronomia atribuiu o Grande Prémio 2024 ao chef português Vítor Sobral que reconhece a sua influência na cozinha portuguesa ao longo de mais de 30 anos. Vítor Sobral, tem sido uma figura fundamental na modernização e inovação da gastronomia em Portugal, mantendo sempre uma forte ligação aos sabores tradicionais. Também o seu mais recente projeto, a Petiscaria da Esquina foi selecionada para o Top 10 dos TheFork Awards, realizados pela primeira vez no nosso país, que premeiam os novos restaurantes.

Reconhecido como uma das figuras mais influentes da gastronomia portuguesa das últimas décadas, o chef Vítor Sobral continua a afirmar-se aos dias de hoje como um dos principais embaixadores dos sabores nacionais. Com mais de 30 anos de uma carreira dedicada à cozinha e à valorização da identidade gastronómica de Portugal, Vítor Sobral acaba de receber dois prestigiados prémios: o Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia 2024, pelo seu contributo inestimável para a preservação e evolução da cozinha portuguesa; e o prémio TheFork Restaurants Awards 2024, que distingue o seu mais recente projeto, a Petiscaria da Esquina, no top 10 dos novos restaurantes favoritos.

“Receber estes dois prémios no mesmo dia foi, sem dúvida, um grande orgulho para mim. Sou um defensor da matriz gastronómica nacional e é com muita felicidade que percebo que a nossa cozinha tradicional continua a ser valorizada e que ainda tenho um papel ativo na continuidade deste património riquíssimo, realçado pela alta qualidade do produto nacional”, declarou o chef Vítor Sobral.

A Academia Portuguesa de Gastronomia desempenha um papel fundamental na promoção e valorização da culinária nacional, destacando a qualidade e a diversidade da gastronomia em Portugal, através da atribuição de prémios e galardões, reconhece e homenageia os melhores chefs, autores e jornalistas que contribuem para o desenvolvimento e a divulgação da cultura alimentar portuguesa. A colaboração com a Academia Internacional de Gastronomia e outras entidades internacionais reforça a posição da gastronomia portuguesa no contexto global, promovendo intercâmbios e cooperação em prol de uma cozinha rica em tradição e inovação. Este trabalho não só eleva a gastronomia como uma arte, mas também contribui para a preservação e a promoção dos produtos locais, das técnicas tradicionais e da identidade cultural de Portugal.

Na Gala de 2024, que decorreu a 18 de novembro, Vítor Sobral foi saudado pelo seu percurso de defesa e desenvolvimento da cozinha nacional. Um prémio de carreira que reconhece o esforço e a dedicação ao longo de tantos anos, em valorizar os produtos locais e as tradições culinárias, o que torna Vítor Sobral uma figura de referência na gastronomia de Portugal.

A par desta atribuição, o chef foi ainda chamado ao palco da primeira edição em Portugal dos TheFork Awards, que dão visibilidade a novos restaurantes. A Petiscaria da Esquina foi escolhida para o Top 10 dos restaurantes favoritos dos utilizadores da plataforma. Para esta edição, os projetos portugueses em votação foram nomeados por um painel de 49 chefs no nosso país, tendo sido escolhidos apenas os que abriram portas entre novembro e agosto, sendo depois eleitos pelo público. Os TheFork Awards, com edição em Espanha, França e Itália, visam destacar a qualidade de projetos recentes. O prémio TheFork Awards 2024 reconhece a Petiscaria da Esquina pela experiência que proporciona aos clientes, celebrando a capacidade do chef em transformar uma refeição num momento memorável. Este prémio reforça o restaurante como referência não apenas na qualidade dos pratos, mas também no ambiente acolhedor, o serviço de excelência e o compromisso com a autenticidade da cozinha portuguesa.

Localizada na Avenida de República, em Lisboa, a Petiscaria da Esquina apresenta uma carta de petiscos, a maioria bem conhecida dos portugueses, como moelas em tomatada, pica-pau de novilho, berbigão à Bulhão Pato ou salada de orelha de porco de coentrada, por exemplo, todos temperados com a assinatura do chef Vítor Sobral, conhecido por aliar tradição e contemporaneidade nos seus pratos.

Com uma visão única e respeito profundo pelas raízes culturais e culinárias de Portugal, Vítor Sobral lidera atualmente espaços icónicos como a Tasca da Esquina, a Taberna da Esquina, a Lota da Esquina e a recém-inaugurada Petiscaria da Esquina, em Lisboa. Fora de Portugal, a Tasca da Esquina em São Paulo reflete o alcance internacional do chef, conectando a gastronomia portuguesa ao público brasileiro.

Além de sua atuação como chef, Vítor Sobral é um autor prolífico, com mais de 20 livros publicados, incluindo clássicos como As Minhas Receitas de Bacalhau e Petiscos da Esquina. Reconhecido pela sua dedicação em preservar a essência da cozinha portuguesa, ele também é mentor de novas gerações de cozinheiros, contribuindo para a continuidade e evolução da gastronomia nacional.

Estes prémios juntam-se a uma longa lista de distinções na carreira de Vítor Sobral, incluindo o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e prémios como o Mais Alentejo e o Diploma de Gratidão da Câmara Municipal de São Paulo.

aNOTÍCIA.pt