Na próxima segunda-feira, 6 de janeiro, Loulé vai viver o Dia de Reis de forma inesquecível, com uma celebração que promete encantar a cidade: o Bolo-Rei Gigante! Às 17h00, a Praça da República vai ser o cenário de um momento único e cheio de magia, quando um bolo com 150 metros de comprimento será cortado e distribuído gratuitamente pela população. Este evento marca o grande final das festividades de Natal e conta com uma animação musical de luxo, com a presença especial do cantor Nuno Guerreiro, que vai cantar os clássicos desta época festiva.
Ao longo da rua, em frente aos Paços do Concelho, os habitantes e visitantes de Loulé poderão saborear uma verdadeira maravilha da pastelaria, feita pela Loulé Doce. A receita do Bolo-Rei gigante é uma obra-prima da confeitaria, com ingredientes que fazem qualquer um saborear a tradição: 110 kg de farinha, 100 kg de fruta cristalizada, 50 kg de frutas cristalizadas picadas, 50 kg de frutos secos (sultanas, amêndoas, figos e nozes), 22 kg de ovos (38 dúzias!), 22 kg de açúcar, 14 kg de margarina, 2 kg de bebidas aromatizantes, 1,6 kg de sal e 1,6 kg de fermento. Uma verdadeira explosão de sabores e cores!
E a festa não para por aí! Haverá dois momentos musicais imperdíveis. O primeiro, com Nuno Guerreiro, que vai encantar o público a partir do varandim dos Paços do Concelho com as melodias típicas do Natal. E para dar aquele toque tradicional, o grupo Charola das Barreiras Brancas – AGAL vai fazer reviver a ancestral tradição musical da charola, uma das mais belas expressões culturais de Loulé.
Este bolo simboliza muito mais do que um simples doce. A côdea representa o ouro oferecido pelos Reis Magos ao Menino Jesus, as frutas cristalizadas e secas são a mirra, e o aroma que se espalha pelo ar é o incenso. Cada fatia é uma viagem ao coração da tradição.
A entrada é livre e, o melhor de tudo, cada fatia de bolo é gratuita. Traga a família, os amigos e celebre esta data em grande, num evento que promete ser a estrela do Dia de Reis em Loulé!