O Livro dos Vinhos Ibéricos: Uma viagem guiada pelas melhores regiões vinícolas da península Ibérica

O Livro dos Vinhos Ibéricos conduz-nos numa fascinante viagem por Portugal e Espanha, dois países com percursos distintos na história do vinho.

0
278
O Livro dos Vinhos Ibéricos
O Livro dos Vinhos Ibéricos: Uma viagem guiada pelos melhoras regiões vinícolas da península Ibérica - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Apresentado na prestigiada Fundação José Saramago, em Lisboa, pelos seus autores Sara Peñas e Luís Antunes, ‘O Livro dos Vinhos Ibéricos’ convida o leitor a uma jornada sensorial pelas paisagens e tradições que unem Portugal e Espanha em torno de uma paixão comum: o vinho.

A história do vinho na Península Ibérica é um mosaico de sabores e aromas, onde cada região apresenta características únicas, moldadas pelo terroir e pela cultura local. Este livro desvenda essa complexidade, oferecendo uma visão abrangente do universo vinícola ibérico.

Uma coisa é certa: em Portugal e Espanha, a mesa é um lugar de encontro e celebração, e o vinho sempre teve um lugar de destaque. Este livro convida os leitores a explorar essa tradição milenar e descobrir a incrível variedade de vinhos que acompanham as refeições e as celebrações dos povos ibéricos desde tempos imemoriais.

Tanto para os conhecedores, como para os que agora dão os primeiros passos no mundo dos vinhos, este livro é um convite a explorar a rica diversidade dos vinhos ibéricos. Com uma organização clara e informações detalhadas, a obra oferece um guia completo para os amantes de vinho. Seja para aprofundar seus conhecimentos sobre regiões já conhecidas ou para descobrir novos sabores, este livro é uma referência indispensável.

No capítulo, dedicado à Espanha, o leitor é apresentado à vasta diversidade de vinhos ibéricos produzidos no país. O livro começa com uma introdução, seguida de uma análise da história e da geografia espanhola, e da organização administrativa das regiões. Seguidamente, são exploradas em detalhe as várias regiões vinícolas: Galiza, Astúrias, Castela e Leão; Extremadura, Castela-La Mancha e Madrid; Levante e Catalunha; La Rioja, Aragão, Navarra e País Basco; e, finalmente, Andaluzia e as Ilhas Baleares e Canárias. Também aqui podemos encontrar apontamentos dedicados às Cavas – vinhos espumantes tradicionais da Catalunha, e aos vinhos fortificados, também uma especialidade com forte presença em Espanha.

Na segunda parte dedicada a Portugal, o livro explora as principais regiões vinícolas do país: Vinho Verde; Douro e Trás-os-Montes; Dão, Bairrada e Beira Interior; Lisboa, Tejo e Setúbal; e Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Cada uma destas secções fornece detalhes sobre as características únicas dos vinhos de cada região, desde os frescos e vibrantes Vinhos Verdes até aos complexos e potentes vinhos do Douro. Tal como no capítulo dedicado a Espanha, este também inclui capítulos sobre os espumantes portugueses e os vinhos fortificados, como o famoso Vinho do Porto.

Os autores de ‘O Livro dos Vinhos Ibéricos’ oferecem uma abordagem meticulosa e informativa, tornando o livro uma referência indispensável para apreciar a complexidade e a beleza dos vinhos da Península Ibérica. Ao explorar as páginas desta obra, o leitor é convidado a descobrir, saborear e apreciar a diversidade que os vinhos ibéricos têm para oferecer.

aNOTÍCIA.pt