JYSK aposta em algodão sustentável no fabrico dos seus têxteis

Desde o iinício do ano que os produtos têxteis da JYSK passaram a ser produzidos com algodão proveniente de fontes sustentáveis

243
JYSK Têxteis
JYSK aposta em algodão sustentável no fabrico dos seus têxteis - ®DR

Desde o início de 2025, todo o algodão utilizado nos novos produtos têxteis da JYSK provém de fontes mais sustentáveis, substituindo o algodão produzido de forma convencional. Este é um importante passo para a marca dinamarquesa especializada em descanso, mobiliário e decoração para o lar.

Grande parte da gama da JYSK, que inclui roupa de cama, toalhas, edredões, almofadas e cobertores, contém algodão e em 2020, a JYSK estabeleceu como meta que, a partir de 1 de janeiro de 2025, todo o algodão utilizado nos seus produtos passava a ser proveniente de fontes mais sustentáveis.

Isto significa que apenas será utilizado algodão reciclado, orgânico ou com certificação Better Cotton, a principal organização mundial para a produção sustentável de algodão.

Esta organização assegura que os agricultores recebem formação adequada para reduzir a utilização de água e pesticidas, bem como para promover condições de trabalho justas.

Carlos Haba, Diretor da JYSK em Portugal e Espanha, salienta que “Para os consumidores portugueses, a responsabilidade ambiental é um fator cada vez mais relevante na escolha de uma marca. Na JYSK, estamos orgulhosos de podermos oferecer produtos sustentáveis a preços reduzidos, demonstrando que a qualidade, a sustentabilidade e a acessibilidade podem andar de mãos dadas”.

Também, Lars Ringtved Nielsen, Diretor de Conformidade e de Qualidade da JYSK, refere que “É com grande satisfação que celebramos este marco. Há muito tempo que nos concentramos em assumir a maior responsabilidade possível por todos os nossos produtos, desde a escolha das matérias-primas até à produção, embalagem e transporte, e o algodão é um exemplo claro disso. Para nós, uma boa oferta não se resume apenas ao preço, mas também à garantia ao cliente de que a sustentabilidade é uma prioridade”.

Produtos têxteis com qualidade ambiental

 Para além de garantir que o novo algodão provém de uma produção mais sustentável, a JYSK tem a certificação OEKO-TEX® STANDARD 100 desde 2018 para uma grande parte dos seus produtos compostos maioritariamente (80%) por fibras têxteis. Exemplos destes produtos incluem a toalha NORA, o edredão TUSINDFRYD e o colchão HEMLA.

O rótulo OEKO-TEX® STANDARD 100 está presente em mais de 8.000 produtos da JYSK a nível global. Os produtos com o rótulo OEKO-TEX® STANDARD 100 foram testados para mais de 1000 substâncias potencialmente nocivas. Quando um artigo tem este selo, significa que todo o produto, incluindo fechos, botões e outras peças, também foi testado.

Para nós é importante que os nossos clientes se sintam seguros quando compram produtos como toalhas e fronhas, que estão em contacto direto com a pele. Com a certificação OEKO-TEX® STANDARD 100, podemos garantir que estes produtos foram testados e não contêm substâncias nocivas”, afirma Lars Ringtved Nielsen.

 O OEKO-TEX® é um rótulo para têxteis que foram testados relativamente a substâncias nocivas, garantindo que o produto não é prejudicial para a saúde. Todos os consumidores podem verificar a certificação por si próprios. Se um artigo for certificado, terá um código QR digital, que permite ao cliente verificar a sua validade.

aNOTÍCIA.pt