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Ao vê-los a conduzir frente a frente pela primeira vez no circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmeló, torna-se evidente que o espírito de competição da CUPRA não é apenas uma declaração de intenções. “O CUPRA Leon VZ tem exatamente as especificações certas em termos de potência, chassis, dinâmica e, claro, design para servir de base a um modelo de competição como o CUPRA Leon VZ TCR” afirma Xavi Serra, Diretor Global da CUPRA Racing, que explica a ligação entre dois modelos que partilham o mesmo ADN.
Um impulso comum. Um dos componentes de que a equipa de competição responsável pelo desenvolvimento do modelo mais se orgulha é o seu motor, e ambos os automóveis são animados pelo mesmo. “Equipámos o CUPRA Leon VZ TCR com o motor EA888 de dois litros, o mesmo que encontramos no modelo de produção. Não o abrimos nem o modificámos de forma alguma. A única diferença é que conseguimos 340 cv no TCR, ajustando alguns parâmetros no software da unidade de controlo do motor, em comparação com os 333 cv do modelo de estrada. Isto dá aos nossos clientes uma grande confiança tanto na pista como fora dela”, afirma Xavi.
Nova linguagem de design. O design é também um elo entre os dois modelos, uma vez que ambos estão em linha com a evolução da nova linguagem de design da marca. No veículo de competição, o novo visual da CUPRA está presente na assinatura luminosa distintiva de três triângulos e em todo o design exterior, que foi adaptado exclusivamente às necessidades da competição. “O design do modelo de produção já está adaptado a um carro de competição porque é extremamente desportivo. As principais diferenças são basicamente estruturais. As dimensões exteriores do TCR são mais largas e mais compridas. Também baixámos a altura, mas utilizámos o mesmo chassis que o carro de estrada”, afirma o Diretor Global da CUPRA Racing. O interior, por outro lado, é completamente diferente, uma vez que é necessário reduzir o peso eliminando elementos desnecessários como os bancos, exceto o do condutor, bem como adicionar todos os elementos de segurança necessários para cumprir os regulamentos da Federação Internacional.
Espírito desportivo na pista e em estrada. Partilhando motor e chassis e com a mesma base de design, resta saber se oferecem uma sensação de condução comparável. “Ambos os automóveis partilham diversos elementos, como a caixa de direção, os eixos dianteiro e traseiro… que a dinâmica é muito semelhante. Depois, há ajustamentos para obter mais performance em pista, mas os conceitos são fundamentalmente os mesmos”, acrescenta Xavi. Por exemplo, o CUPRA Leon VZ Sportstourer possui o sistema Torque Splitter que funciona com duas embraiagens independentes controladas de modo electro-hidráulico, dando-lhe maior agilidade quando as condições se tornam exigentes.
Nascido para conquistar os lugares cimeiros. Na época passada, o CUPRA Leon VZ TCR ajudou as suas equipas a vencerem uma série de campeonatos e, em 2025, está preparado para mais sucesso, estreando-se no IMSA Michelin Pilot Challenge e no TCR China Touring Car Championship. Os conhecimentos adquiridos nas corridas, bem como durante o desenvolvimento do modelo de produção, são bidirecionais: “É um desenvolvimento partilhado; damos feedback mútuo. Desta forma, obtemos o melhor dos dois mundos”, conclui Xavi Serra.