Jardins do Parque de São Roque acolhem a 29.ª edição da Exposição de Camélias do Porto

A Exposição de Camélias do Porto anuncia a chegada da primavera, com um programa de atividades para toda a família.

335
Exposição de Camélias
Jardins do Parque de São Roque acolhem a 29.ª edição da Exposição de Camélias do Porto - ®DR

Nos dias 1 e 2 de março, os jardins do Parque de São Roque irão acolher a 29.ª edição da Exposição de Camélias do Porto, um evento tradicional da cidade que marca a chegada da primavera. Com entrada livre, o evento promete ser uma festa para toda a família, oferecendo diversas atividades, incluindo animação, música e oficinas para pais e crianças.

A abertura oficial ocorre no sábado, às 14h, seguida pela entrega dos prémios, às 15h, com destaque para os títulos de melhor camélia de origem portuguesa, melhor espécie e melhor arranjo floral. O primeiro dia contará ainda com o concerto em trio do guitarrista Custódio Castelo, às 15h30, e a atuação do quarteto ADLIB STRINGS, às 17h30, na tenda. Além disso, o público poderá desfrutar da animação itinerante de Persil Noir, às 14h30, e de um percurso-oficina com o Explorador Florentino, às 16h, no Parque de São Roque.

No domingo, a exposição estará aberta das 10h às 19h, com dois momentos marcantes: a atuação do pianista Marco Figueiredo, às 15h, e o espetáculo “Ecos da Belle Époque”, uma recriação da exuberante época do século XX, às 17h, na Casa São Roque. O domingo será também repleto de atividades para toda a família, com a repetição da animação itinerante de Persil Noir (10h30 e 15h) e do percurso com o Explorador Florentino (11h e 15h30), além de apresentações como “Floresta”, do Valdevinos Teatro de Marionetas, às 11h, e o encontro “Rabiscar o Porto”, sobre urban sketching, às 12h.

O Centro de Educação Ambiental será o local para diversas oficinas, a partir das 10h de domingo, 2 de março. Entre as opções estão “Camélias Arco-Íris”, orientada pela Oficina Josefina, “Origami”, com Ana Cancela, e workshops de “Construção de marcadores de livros” e “Bijuteria ecocriativa”, da PortodArte. As vagas para estas atividades são limitadas e a participação será por ordem de chegada.

Além disso, a Casa São Roque organiza visitas guiadas ao Parque de São Roque no sábado e domingo, às 10h, uma visita à sua exposição no sábado, às 17h, e uma prova de vinhos do Porto, no domingo, às 16h, na Garagem da Casa São Roque. As atividades têm lotação máxima e requerem inscrição prévia

A 29.ª Exposição de Camélias do Porto é uma iniciativa anual da Câmara do Porto e da Associação Portuguesa das Camélias, e a programação completa pode ser consultada em https://www.agoraporto.pt/.

aNOTÍCIA.pt