Maraña: Uma experiência artística hipnotizante em Portugal

Maraña é um espetáculo imersivo que combina circo contemporâneo, dança, marionetas e música ao vivo, criando uma experiência mágica e inclusiva, que estreia em Portugal em maio

207
Maraña
Maraña: Uma experiência artística hipnotizante em Portugal - ®DR

Maraña transporta o público para um universo onírico, onde a arte e o movimento se entrelaçam de maneira única, criando uma fusão entre circo contemporâneo, dança, marionetas, teatro físico e música ao vivo. Nesse espetáculo, intérpretes, palco e cenário tornam-se uma só entidade, imersos em um novelo de croché, proporcionando uma experiência hipnotizante. O público português terá a oportunidade de assistir a esta obra pela primeira vez, entre os dias 15 e 18 de maio, em seis sessões no Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro.

A cenografia de Maraña é uma obra meticulosamente tecida à mão por Paula Riquelme, artista têxtil chilena e criadora de texturas em movimento. Essas texturas transformam-se em tapeçarias brilhantes e luminosas, que se fundem com as cinco performers numa coreografia de interdependência. Juntas, elas formam uma unidade coletiva, um organismo vivo que dá forma à performance. Riquelme, também conhecida como Lapaulari, é uma coreógrafa aérea com mais de 20 anos de experiência. Para ela, a arte é uma força de renovação e magia, capaz de nos transportar para outros mundos, onde o movimento se torna linguagem e a forma se transforma em poesia.

O espetáculo é uma criação essencialmente feminina, com todas as etapas da produção sendo pensadas por mulheres. A direção artística de Maraña é assinada por Majda Amroun, co-fundadora da Haize e co-produtora do projeto, e as cinco artistas em cena, além das DJs Kotoe e Anya, que animarão a festa no penúltimo dia do evento. Kotoe, uma DJ de Berlim, é conhecida por integrar sua voz e eletrônica com as suas raízes asiáticas e sul-americanas, além de ter contribuído para a trilha sonora do espetáculo. Já Anya, DJ residente em Lisboa, é colecionadora de discos e co-proprietária de uma loja de vinis, com uma carreira que a levou a apresentar-se em renomados festivais internacionais, como o Kala Festival e o Moga. Este ano, Anya também fará sua estreia no Dekmantel.

Maraña é um espetáculo inclusivo, destinado a todas as idades e a quem busca uma experiência artística que mistura performance, música, design e muito mais. A obra, que já encantou públicos em diversas partes da Europa e dos Estados Unidos, chega agora a Portugal. Não perca a estreia, que acontecerá em seis sessões no Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro, entre os dias 15 e 18 de maio de 2025. Uma experiência mágica, onde arte e sonho se encontram para criar um refúgio de beleza e harmonia.

aNOTÍCIA.pt