
Rodrigo Castelo assina o menu da Gala dos Sóis do Guia Repsol Portugal 2025, que terá lugar no dia 7 de abril no Convento de São Francisco, em Santarém. Natural da cidade ribatejana, o chef, com orgulho nas suas origens, é o rosto por trás do reconhecido restaurante Ó Balcão. Nesta ocasião especial, promete transportar para a Gala a essência da sua cozinha, refletida nos 17 pratos que serão servidos a cerca de 400 convidados.
Para Rodrigo Castelo, a sustentabilidade é o princípio orientador deste menu. “Vamos trabalhar com a filosofia do ‘quilómetro zero’, reduzindo ao mínimo o desperdício. Comer predadores para manter os nativos, criar pratos a partir das pragas”, explica o chef.
Habituado à exigência e à pressão, Castelo reconhece a responsabilidade de cozinhar para uma audiência tão especial. “Vamos cozinhar para pessoas que sempre idolatrei e admiro, os meus pares. Mas a nossa missão é a mesma de todos os dias: fazer sempre melhor. A diferença é que, desta vez, não serão 24 pessoas como no restaurante, mas sim 400”, afirma.
Para garantir o sucesso do evento, Rodrigo Castelo conta com o apoio do chef Carlos Torres, dos restaurantes eLeBê. “A confeção do menu tem vindo a ser preparada há várias semanas por mim e pela minha equipa. No dia, seremos 24 cozinheiros a garantir que tudo corre na perfeição”, destaca.
Entre as iguarias que serão servidas na Gala estão o torricado de perca europeia, rissol de barbo com aioli de poejo, arroz de lagostim, escabeche de veado com abóbora fumada e gratinado de rabo de toiro. “Criámos um menu consistente, pensado para ser provado na totalidade, de A a Z. Não consigo destacar um prato favorito, pois todos foram concebidos com o mesmo cuidado e dedicação”, assegura Castelo.
Antes da Gala, no dia 5 de abril, haverá outro evento gastronómico marcante no Largo do Seminário, onde será servido javali em pombinha, um pão doce tradicional de Santarém. “Vivemos numa região fortemente ligada à agricultura e deveríamos consumir mais javali. É um animal selvagem, que não é criado em regime intensivo, o que lhe confere um sabor e caráter únicos”, explica o chef.
A Gala dos Sóis do Guia Repsol 2025 irá distinguir os restaurantes premiados com 1, 2 e 3 sóis, assim como os recomendados e os que se destacam pela sustentabilidade. Santarém, anfitriã do evento, vive um momento de efervescência gastronómica. “A cidade é um destino gastronómico de referência. Há uma grande diversidade de restaurantes, todos de elevada qualidade e com propostas diferenciadas. É essencial preservar essa riqueza”, conclui Rodrigo Castelo.
Artigos relacionados:
Guia Repsol: Gala da excelência gastronómica chega a Portugal
Primeira Gala do Guia Repsol em Portugal vai realizar-se em Santarém