ÉvoraWine 2025 assinalou uma década de brindes, cultura e gastronomia alentejana

Évora Wine em 2025 comemorou uma década de vinhos, gastronomia e cultura, consolidando o Alentejo no enoturismo global

508
ÉvoraWine 2025
ÉvoraWine 2025 assinalou uma década de brindes, cultura e gastronomia alentejana - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Évora, Património Mundial da UNESCO, foi novamente palco de um dos mais prestigiados eventos vínicos do Alentejo. O ÉvoraWine 2025, que decorreu nos dias 23 e 24 de maio de 2025 na icónica Praça do Giraldo, marcou uma década de sucesso na promoção dos Vinhos do Alentejo, consolidando-se como um ponto de encontro imperdível para produtores e amantes do vinho.

A Praça do Giraldo recebeu mais uma edição do ÉvoraWine — 10 edições de brindes, dança, encontros improváveis e memórias que ficam. Ao longo dos últimos anos, milhares de pessoas passaram por aqui. Vieram pelos vinhos, ficaram pela música, regressaram pela energia única que só Évora sabe oferecer.

A celebração da décima edição foi particularmente especial, evidenciando o crescimento contínuo do evento e a sua importância para a região. O ÉvoraWine 2025 não só ofereceu a oportunidade de degustar a vasta e diversificada gama de vinhos alentejanos, mas também se revelou uma porta aberta para o enoturismo e para a rica cultura local. “O Évora Wine não é só vinho. Os vinhos do Alentejo estão em destaque, mas este é também um evento de gastronomia e de cultura. Nós queremos valorizar o enoturismo, valorizar a região, queremos dar a conhecer os vinhos e as castas, seja para o mercado nacional seja para o mercado internacional”, sublinhou Reto Jorg, um dos organizadores do Évora Wine,

A estadia em Évora foi complementada por um programa cultural e gastronómico que elevou a experiência. Ficámos confortavelmente instalados no Évora Olive Hotel, um refúgio de tranquilidade no coração da cidade.

No primeiro dia, tivemos a honra de ser recebidos na Universidade de Évora pelo seu Vice-Reitor, João Valente Nabais, que nos mostrou o edifício mais importante da Universidade de Évora, o Colégio do Espírito Santo, um dos lugares mais visitados por turistas de todo o mundo, seja pela sua história, seja pela sua magnificência.

 A visita culminou num jantar, que contou também com a presença da reitora da Universidade Hermínia Vasconcelos Vilar, imaginado e preparado pelo Chef Ricardo da Escola de Hotelaria de Portalegre e por alguns dos seus alunos, numa demonstração da aposta na formação e na valorização dos produtos regionais.

O dia seguinte foi dedicado a descobrir mais tesouros alentejanos. Começámos pela Fundação Eugénio de Almeida e pelo majestoso Palácio dos Duques de Cadaval, onde fomos guiados pela própria Diana de Cadaval, que partilhou a história e os segredos deste património. O almoço, tipicamente alentejano, no acolhedor restaurante Pipa Rosa, situado na zona histórica de Évora, foi uma verdadeira celebração dos sabores locais. A tarde continuou com a visita à Igreja de São Francisco e à intrigante Capela dos Ossos, onde mergulhamos na história e no misticismo da cidade.

Antes da abertura oficial do ÉvoraWine, tivemos oportunidade de participar numa prova de vinhos exclusiva na loja da CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), que nos permitiu ter um vislumbre da qualidade e diversidade que nos esperava.

Após a abertura oficial, a Praça do Giraldo transformou-se num vibrante epicentro de sabores e aromas, acolhendo cerca de 300 vinhos em prova de mais de 50 produtores. A edição de 2025 do ÉvoraWine reforçou a aposta na gastronomia local, com espaços que permitiam harmonizar os vinhos com iguarias alentejanas, desde os petiscos tradicionais aos pratos mais elaborados.

A animação cultural foi uma constante, com as vozes profundas do Cante Alentejano, a paixão do Fado e o ritmo das Sevilhanas, complementadas pela música de DJs e bandas que prolongavam a festa pela noite. A atmosfera era de festa, com milhares de visitantes, tanto nacionais como estrangeiros, a brindar à excelência dos Vinhos do Alentejo.

O evento contou com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Câmara Municipal de Évora, da Confraria dos Enófilos do Alentejo e da Confraria da Gastronomia do Alentejo.

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, destacou a importância do evento para posicionar Évora como um destino de enoturismo. “O ÉvoraWine tem uma repercussão grande. Tem a dimensão vínica com mais conteúdos, com provas comentadas, com a participação mais diferenciada dos produtores, mas também inclui atividades diversas e um cariz mais amplo”, realça José Santos, acrescentando que o evento traz à cidade turistas nacionais e estrangeiros “que depois, ao longo do ano, podem voltar para visitar a cidade”.

José Santos, revelou ainda que o Enoturismo foi definido “como o principal produto estratégico de desenvolvimento do destino, numa dimensão temporal de três a cinco anos”, lembrando que este segmento da atividade turística tem “uma aba larga” que inclui a gastronomia, a sustentabilidade, a cultura e a literatura. O Subaquatic Wine Tourism Experience, que terá lugar a 20 e 21 de junho em Sines, organizado pelo Turismo do Alentejo e Ribatejo, é um exemplo das iniciativas que a entidade está a dinamizar no âmbito do enoturismo.

O ÉvoraWine 2025 não foi apenas um evento de degustação, mas uma experiência completa que sublinhou a riqueza cultural e gastronómica do Alentejo. A 10ª edição consolidou o seu estatuto como um evento de referência, impulsionando o enoturismo e o reconhecimento internacional da região.

aNOTÍCIA.pt