Concurso Vinhos do Tejo 2025 elegeu os melhores da região

A Gala Vinhos do Tejo 2025 elegeu os melhores da região, distinguindo vinhos, enólogos, empresas e iniciativas de enoturismo.

730
melhores Vinhos do Tejo
Concurso Vinhos do Tejo 2025 elegeu os melhores da região - ®DR

A região do Tejo voltou a estar em destaque com mais uma edição da Gala Vinhos do Tejo, evento promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, que este ano teve lugar a 28 de junho, no moderno Imóvel de Valências Variadas (IVV), em Almeirim. Perante uma plateia de mais de 300 convidados, celebrou-se a qualidade crescente dos vinhos da região, reconhecida através da entrega de prémios nos concursos de Vinhos do Tejo e Fotografia, bem como distinções individuais e institucionais.

No 15.º Concurso Vinhos do Tejo, sobressaiu a consagração de quatro vinhos que refletem o melhor que o território tem para oferecer. Com os cobiçados Prémios Excelência, foram distinguidos o Casa da Paciência Grande Reserva Alvarinho Vinhas Velhas branco 2024 (Casa Paciência, Alpiarça) e o Quinta da Badula Grande Reserva tinto 2027(Quinta da Badula, Rio Maior), dois vinhos que simbolizam o rigor, a ambição e a capacidade de evolução da enologia do Tejo.

Nos Prémios Excelência o destaque para as castas emblemáticas da região: a Fernão Pires, no branco, e a Castelão, no tinto. Estas duas variedades, tradicionalmente ligadas à identidade do Tejo, viram reforçado o seu papel central na afirmação da região. O Encosta do Sobral Grande Reserva Fernão Pires Vinhas Velhas branco 2023, da Santos & Seixo (Tomar) e o Bathoreu Castelão tinto 2023, da Agro-Batoreu (Aveiras de Cima), completaram os Prémios Excelência.

Com uma dispersão geográfica significativa, de norte a sul e do interior ao rio, os vinhos premiados são prova da vitalidade transversal do Tejo. Num total de cerca de 200 amostras avaliadas em prova cega, mais de 30% receberam distinções douradas, incluindo 11 medalhas de Grande Ouro — mais do dobro do ano passado — e 52 de Ouro. Um sinal claro da ascensão qualitativa e da notoriedade crescente dos vinhos da região.

A Gala também homenageou quem está por trás dos vinhos. Pedro Pinhão, da Quinta da Lagoalva, foi eleito Enólogo do Ano, reconhecido pela sua dedicação de mais de duas décadas à empresa e à região. A Quinta da Lagoalva arrecadou ainda o prémio de Melhor Enoturismo, ao lado do Mercado Municipal de Santarém (Património e Oferta Cultural) e da aldeia de Dornes, em Ferreira do Zêzere (Natureza), no âmbito dos Prémios Tejo Anima.

O Prémio Carreira teve este ano dupla entrega: a Jorge Antunes, presidente da Adega do Cartaxo, pelo trabalho transformador da cooperativa numa referência de qualidade, e a Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, pela sua longa ligação à promoção dos Vinhos do Tejo.

Já nas distinções empresariais, o Casal da Coelheira foi reconhecido como Empresa Excelência, pelo legado familiar de três gerações e pela aliança entre tradição e inovação. A Fiuza Wines, por seu lado, foi distinguida com o prémio Empresa Dinamismo, fruto de uma estratégia de internacionalização e inovação consolidada em 2024.

Por fim, no 3.º Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo, as imagens premiadas — todas a preto e branco — captaram a alma da região: “Estrela” (1.º lugar, Rui Brites de Sousa), “À nossa!” (2.º lugar, Guilherme Pinto) e “No Trabalho” (3.º lugar, Miguel Machado).

aNOTÍCIA.pt