“Wines From Another World” lança Neptune, vinho toscano de edição limitada com assinatura de Bibi Graetz

“Wines From Another World” lança Neptune, um exclusivo vinho toscano de Bibi Graetz, reforçando a sua coleção cósmica de vinhos raros e colecionáveis.

650
Neptune Wines From Another World
“Wines From Another World” lança Neptune, vinho toscano de edição limitada com assinatura de Bibi Graetz - ®DR

O projeto internacional “Wines From Another World” (WFAW) acaba de lançar o seu mais recente “planeta-vinho”: Neptune Code 0.6 – 2015, um tinto de edição ultra limitada, proveniente da região de Lamole, na Toscana (Itália), e produzido por Bibi Graetz, um dos mais conceituados nomes do vinho italiano. Com um preço de mercado de 1.100 euros por garrafa, foram produzidas apenas 562 unidades, das quais 25% já foram vendidas em pré-venda.

Idealizado por Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor, o projeto WFAW propõe uma viagem enológica e simbólica por alguns dos terroirs mais prestigiados do mundo, combinando vinho, arte e mitologia. “Mais do que uma coleção, é uma odisseia sensorial que explora a relação entre a terra e o cosmos através de vinhos absolutamente singulares”, destaca Cláudio Martins.

Neptune sucede a três lançamentos anteriores da Wines From Another World: Jupiter (Alentejo, Portugal), Uranus (Priorat, Espanha) e Saturn (Mosel, Alemanha), consolidando o caráter colecionável e exclusivo desta série. Produzido com uvas Sangiovese de vinhas de altitude, o Neptune estagiou durante 10 anos em barricas antigas, esperando, segundo o produtor, “o momento certo para se revelar”.

O mentor do projeto sublinha ainda o papel central de Portugal nesta aventura vínica: “Portugal não foi só o ponto de partida, mas é também a âncora emocional e qualitativa de toda esta viagem. Sem o Jupiter, não haveria universo”.

Desde o lançamento do Jupiter em 2021, com garrafas a mil euros (hoje avaliadas entre 2.000 e 2.500 euros no mercado secundário), o WFAW tem atraído colecionadores e investidores internacionais. O segundo vinho, Uranus, produzido por Dominik Huber, da Terroir al Limit (Priorat), tem hoje menos de 100 unidades disponíveis. O terceiro, Saturn, é um Riesling alemão assinado por Ernst Losen, com 700 garrafas no mercado.

O projeto prevê, até 2030, novas criações em regiões como Bordéus, Champagne, Napa Valley (EUA) e Kakheti(Geórgia), culminando com um vinho fortificado português.

Todos os lançamentos são apresentados, em primeira mão, aos membros do Clube Wines From Another World, criado aquando do lançamento do Júpiter. Ser membro do clube permite o acesso antecipado aos novos vinhos e a eventos exclusivos, mas exige mais do que uma simples compra: “É necessário registar o código que acompanha cada garrafa para ativar a experiência completa”, explica Cláudio Martins.

Com o lançamento do Neptune, o projeto reforça a sua ambição de construir uma constelação vínica onde cada garrafa é uma viagem – entre a terra, o cosmos e os sentidos.

aNOTÍCIA.pt