
Quase todos os distritos de Portugal continental e ilhas possuem, pelo menos, uma casa anunciada no idealista que custa mais de um milhão de euros. No entanto, a distribuição desses imóveis de luxo em Portugal não é homogénea. Os distritos de Lisboa, Faro e Porto concentram 77% de todas as casas disponíveis com preços superiores a esse valor, de acordo com os dados do idealista. Lisboa lidera com 40,2% do total nacional, seguida por Faro (25,1%) e Porto (12%). Enquanto isso, outras regiões do país, como Setúbal (7,2%) e a ilha da Madeira (6,4%), apresentam uma oferta mais reduzida.
Em algumas zonas do interior e nas ilhas, a oferta de imóveis de luxo em Portugal é ainda mais limitada. O distrito de Braga, por exemplo, representa apenas 1,8% do total, seguido por Leiria com 1,2%. Em algumas ilhas, como a do Faial, a presença de imóveis de luxo é praticamente inexistente, com apenas uma casa anunciada no idealista.
No mercado mais exclusivo, com imóveis superiores a três milhões de euros, Lisboa continua a dominar, com 49,5% das ofertas. Faro (27,5%) e Setúbal (9,4%) completam os principais destinos. Regiões como a Terceira, o Pico e Porto Santo não apresentam nenhuma casa nesse segmento de preço. Este cenário ilustra a crescente valorização dos imóveis de luxo em Portugal, mas também destaca as disparidades regionais no acesso a essas propriedades de alto padrão.




















