
O Sporting Clube de Portugal sagrou-se vencedor absoluto dos Campeonatos Nacionais sub-20 de atletismo, ao conquistar os títulos coletivos nos setores masculino e feminino. A prova decorreu este fim de semana no Complexo Municipal Carla Sacramento, no Seixal, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com o apoio da Associação de Atletismo de Setúbal e da Câmara Municipal do Seixal.
Em femininos, as leoas somaram 211 pontos, muito à frente do Benfica (99,5) e do Juventude Vidigalense (77). Em masculinos, os leões chegaram aos 207 pontos, seguidos pelo Juventude Vidigalense (170,5) e pelo Benfica (134). Trata-se do mesmo pódio das três últimas edições, com alterações nas posições. Assim, não restam dúvidas: o Sporting domina os Nacionais sub-20 de atletismo.
Pedro Afonso: o trovão que abalou o Seixal
Apesar do domínio coletivo sportinguista, o maior destaque individual foi para Pedro Afonso, do Sport Lisboa e Benfica, que brilhou com dois recordes nacionais. O jovem velocista, já apelidado de “Pedro, o trovão”, estabeleceu uma nova marca nos 200 metros com 20.66 segundos, batendo o recorde anterior em dois décimos.
Na véspera, nos 400 metros, Pedro Afonso já tinha deixado a sua marca ao correr em 45.78 segundos, superando o seu próprio recorde fixado dias antes em Beja. Com estes tempos, lidera também os rankings europeus do ano na categoria sub-20.
“Não estava à espera de bater o recorde nos 400 metros. Fui descontraído e deixei as pernas andarem… Quando me disseram que era recorde nacional, fiquei muito feliz. Agora, vou aos Europeus com a responsabilidade de ter a melhor marca da Europa. É uma sensação nova” confessou o atleta encarnado
Recordes pessoais e prestações notáveis
Vários atletas alcançaram recordes pessoais ao longo do fim de semana, como Afonso Chaves (Mangualde), com 53.87 nos 400 metros barreiras; Iara Vacondeus (GD Independente do Barreiro), com 13.75 nos 100 metros barreiras; e Beatriz Barrenho (SL Benfica), com 12,50 metros no triplo salto.
No salto com vara feminino, registou-se uma situação invulgar: duas atletas partilharam o ouro — Mafalda Andrade(CA Porto) e Léna Geraldes (SL Benfica), ambas com 3,20 metros, igualando ainda a marca da terceira classificada, Ana Beatriz Pereira (Água de Pena).
Nos 400 metros estafetas, o Sporting venceu em ambos os géneros, com destaque para a equipa masculina que melhorou o registo do ano anterior para 3:21.88. Mais uma prova de que, coletivamente, o Sporting domina os Nacionais sub-20 de atletismo.
Títulos repetidos e preparação para os Europeus
Atletas como Eduardo Carrolo (Benfica), no salto em altura, e Cristina Neves (Marítimo), nos 400 metros barreiras, repetiram vitórias obtidas em 2024, mostrando consistência no topo.
Estes campeonatos serviram também como prova de avaliação para a seleção nacional que participará nos Europeus sub-20 em Tampere, na Finlândia (7 a 10 de agosto). Os principais candidatos à convocatória estiveram à altura das expectativas.
Um ano de domínio verde e branco
A hegemonia leonina não se limita ao escalão sub-20. Em 2025, o Sporting dominou o atletismo em todos os escalões de formação até aos sub-23, tanto em masculinos como femininos, reforçando o estatuto de potência nacional na modalidade. O Sporting domina os Nacionais sub-20 de atletismo e promete continuar em destaque nos Campeonatos de Portugal, marcados para o próximo fim de semana em Braga.





















