Jantares de estrelas Michelin na Madeira arrancam no Desarma com chefs de topo

Os jantares Michelin na Madeira arrancam no Desarma com chefs estrelados e menus únicos que celebram os sabores da ilha.

692
Jantares Michelin Madeira
Jantares Michelin na Madeira arrancam no Desarma com chefs de topo - ®DR

Em contagem decrescente para a histórica Gala do Guia Michelin Portugal 2026, a Madeira dá o tiro de partida com um ciclo imperdível de experiências gastronómicas. O primeiro de três jantares Michelin na Madeira realiza-se já no dia 21 de outubro, no restaurante Desarma, situado no 11.º andar do Hotel The Views Baía, no Funchal — com uma vista panorâmica a condizer com o nível do menu.

Este evento exclusivo marca o arranque de uma série de três jantares organizados em restaurantes Michelin madeirenses, que celebram o talento de alguns dos melhores chefs Michelin do país e antecipam a chegada da gala internacional à região, agendada para 10 de março de 2026.

No primeiro jantar, o anfitrião Octávio Freitas convida Benoît Sinthon (chef do restaurante Il Gallo d’Oro – detentor de duas estrelas Michelin e uma estrela verde), João Luz (Avista), Rui Pinto (Avista Ásia), César Vieira (Audax), para um menu criado a várias mãos — onde os sabores e os produtos do arquipélago serão os protagonistas.

Com um custo de 350€ por pessoa, a experiência inclui harmonização vínica de excelência e um alinhamento de pratos que homenageiam a identidade do “Jardim do Atlântico”. O menu destaca-se por propostas como Pargo Curado com Castanha e Maracujá, Pregado com Molho Kumbu-Sake ou o Calhau de Chocolate com Banana da Madeira.

O ciclo de jantares Michelin continua a 29 de novembro no Il Gallo d’Oro e termina a 6 de dezembro no restaurante William. Estes três momentos únicos colocam a gastronomia da Madeira sob os holofotes, posicionando a região como um palco cada vez mais relevante no mapa dos grandes eventos gastronómicos em Portugal.

Para Octávio Freitas, “é uma honra dar início a este projeto no Desarma, que será certamente um dos grandes destaques da agenda gastronómica nacional”.

Se a Madeira já era uma paragem obrigatória para os amantes da natureza, do vinho e do mar, agora entra também na rota dos jantares Michelin mais aguardados do país.

aNOTÍCIA.pt