
O Palácio da Bolsa, no coração da cidade do Porto, foi o cenário da grande final da primeira edição portuguesa do prestigiado concurso internacional Master of Port, que distinguiu Vasile Grebencea como o primeiro representante nacional a alcançar este título exclusivo.
Natural da Moldávia e radicado em Portugal, Vasile Grebencea é escanção, empresário e profundo conhecedor de vinhos. Proprietário do Dogma Wine Bar, no Porto, soma mais de uma década de experiência em espaços de referência como a Portologia, o Lisbon Winery, o Bairro Alto Hotel ou o Bahr & Terrace. É também membro ativo da Associação de Escanções de Portugal (AEP) e colaborador da plataforma winemaster.tv.
Mais do que um concurso, o Master of Port é uma prova de excelência, totalmente dedicada ao emblemático vinho do Porto. Criado em França, em 1988, o concurso avalia sommeliers de topo através de exigentes testes teóricos e práticos sobre história, produção, marcas, colheitas e harmonizações. O vencedor torna-se embaixador oficial do vinho do Porto a nível internacional, assumindo um papel-chave na sua promoção como produto de prestígio e herança nacional.
A edição de 2025 marcou a estreia do concurso em Portugal, bem como nos mercados do Benelux e da Escandinávia. Para Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP), esta expansão é estratégica: “O crescimento do concurso reforça o papel dos sommeliers como embaixadores do vinho do Porto, elevando-o a uma experiência premium e internacional.”
O Master of Port Portugal é uma iniciativa conjunta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) e da Associação de Escanções de Portugal (AEP), reforçando o compromisso com a formação, a excelência e a promoção do talento nacional na área dos vinhos.





















