Início Cultura Cinema Lisboa sob tensão: “PROJECTO GLOBAL”, o filme que revisita os anos mais...

Lisboa sob tensão: “PROJECTO GLOBAL”, o filme que revisita os anos mais explosivos da democracia portuguesa

“PROJECTO GLOBAL”, o filme de Ivo M. Ferreira, revisita a tensão política dos anos 80 em Lisboa. Um thriller histórico com estreia internacional.

1016
PROJECTO GLOBAL filme
Lisboa sob tensão: “PROJECTO GLOBAL”, o filme que revisita os anos mais explosivos da democracia portuguesa - ®DR

Lisboa, início da década de 1980. A jovem democracia portuguesa vive um dos seus períodos mais frágeis e tensos, marcado pela clandestinidade, pela vigilância constante e pela ação armada das Forças Populares 25 de Abril (FP-25). É neste contexto histórico que nasce “PROJECTO GLOBAL”, o filme que marca o regresso de Ivo M. Ferreira ao circuito internacional de festivais e que promete ser um dos acontecimentos cinematográficos do ano.

A estreia mundial acontece a 1 de fevereiro no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, onde integra a competição Big Screen, dedicada a obras de autor com forte ligação ao público. Único título português em competição nesta edição, “PROJECTO GLOBAL”, o filme, afirma-se desde já como uma proposta ambiciosa e relevante no panorama do cinema europeu contemporâneo.

Produzido pela O Som e a Fúria e distribuído pela NOS Audiovisuais, o filme chega às salas de cinema portuguesas a 23 de abril, com um orçamento superior a 5 milhões de euros, posicionando-se como uma das maiores produções nacionais de sempre. Inspirado em factos reais, trata-se do primeiro registo cinematográfico de ficção dedicado às FP-25, abrindo espaço para uma representação inédita de um capítulo sensível da história recente portuguesa.

A narrativa acompanha três membros do grupo, Rosa, Queiroz e Jaime, e Marlow, personagem do campo oposto, ligada ao passado íntimo de Rosa. Interpretados por Jani Zhao, Rodrigo Tomás, José Pimentão, Isac Graça, Ivo Canelas e Gonçalo Waddington, estes personagens dão corpo a um retrato denso de um tempo atravessado por convicções extremadas, dilemas morais profundos e relações pessoais moldadas por um clima permanente de confronto.

O filme “PROJECTO GLOBAL”, não se limita a revisitar um período histórico: observa-o a partir das suas fraturas internas. O olhar de Ivo M. Ferreira detém-se no ponto em que a utopia perde coerência, a ação política se dispersa e a violência passa a ocupar um lugar central no discurso da resistência. Ao fazê-lo, o filme insere o caso português num movimento europeu mais vasto, marcado por conflitos ideológicos semelhantes nas décadas de 1970 e 1980.

Inspirado na tradição dos grandes thrillers políticos europeus e norte-americanos desse período, o filme cruza tensão narrativa, ação e densidade política, afirmando-se como uma obra cinematograficamente intensa e historicamente relevante. Uma proposta singular no cinema nacional contemporâneo, que apela à reflexão pública e à preservação da memória coletiva.

Quase uma década depois de Cartas da Guerra (2016), apresentado em competição no Festival de Berlim, Ivo M. Ferreira regressa a um dos períodos mais delicados da história portuguesa com “PROJECTO GLOBAL”, o filme que convida o espectador a olhar o passado para compreender as fraturas do presente, chegará aos cinemas nacionais a 23 de abril.

aNOTÍCIA.pt