Pedro Pichardo vence na Hungria

O atleta do Sport Lisboa e Benfica (SLB), Pedro Pichardo, venceu hoje o Memorial Istvan Gyuliay, em Szekesfehervar, na Hungria

Pedro Pichardo na Hungria
Pedro Pichardo vence na Hungria - ®DR

O português Pedro Pichardo, atleta do Sport Lisboa e Benfica (SLB), venceu hoje o Memorial Istvan Gyuliay, em Szekesfehervar, na Hungria, no triplo salto, com a marca de 17,92 metros, cimentando a liderança mundial que já lhe pertencia e ficando a três centímetros do recorde de Portugal.

Efetuando apenas três saltos, foi na segunda ronda que o português Pedro Pichardo chegou à liderança (17,82 metros), na Hungria, prescindindo depois do terceiro salto e melhorando para 17,92 metros (v+0,4 m/s) ao quarto ensaio. Prescindiu dos restantes ao ver que Hugues Fábrice Zhango (Burkina Faso) não passou dos 17,82 metros.

Na mesma competição, Nelson Évora, atleta português atualmente ao serviço do Barcelona, não conseguiu marcar em nenhum salto.

Sobre:

Pedro Pablo Pichardo nascido em Santiago de Cuba, a 30 de junho de 1993, é um atleta português, especialista em triplo salto. Com a nacionalidade cubana, obteve duas medalhas de prata no Campeonato Mundial de Atletismo, e uma medalha de bronze no Campeonato Mundial em Pista Coberta. Obteve a nacionalidade portuguesa e venceu o Campeonato Europeu em pista coberta.

Em 2018, a 5 de julho, representou Portugal no encontro de Lausana, conseguindo um segundo lugar com uma marca de 17,61 m, o mesmo resultado do Mónaco com um registro de 17,67 m. Na final da prova em Bruxelas, conseguiu o seu primeiro Troféu de diamante com um salto de 17,49 m, com o norte-americano Taylor no segundo lugar, com 17,31 m. Em setembro de  mesmo ano recebeu a notificação por parte da Associação Internacional de Federações de Atletismo com a autorização para competir por Portugal nos grandes eventos mundiais de atletismo a partir de 1 de agosto de 2019.

Em 2019, participou três vezes na Liga de Diamante em fase de classificação, tendo obtido o primeiro posto em Londres com uma marca de 17,53 m. Obteve uma vitória no Campeonato Europeu de Equipas, com 16,98 m, sendo o sétimo na final da Liga de Diamante em Bruxelas, com 16,32 m. Na sua terceira assistência a um mundial de atletismo, realizado em Doha, Pichardo conseguiu o quarto lugar com um salto de 17,62 m.

A 7 de março de 2021, em Torun, na Polónia, Pichardo venceu o título europeu em pista coberta, com larga vantagem sobre toda a concorrência. Na qualificação foi o único atleta a alcançar uma marca superior a 17 metros (17,03 metros), atingindo na final os 17,30 metros. No segundo lugar ficou o azeri Alexis Copello, com uma pouco habitual diferença de 26 centímetros.

aNOTÍCIA.pt