A Mazda e a Bose iniciaram a sua colaboração no Mazda RX-7 “NC” há 30 anos

A procura de soluções sonoras premium e inovadoras, entre a Mazda e a Bose iniciaram-se há 30 anos na então terceira geração do Mazda RX-7

Mazda e a Bose
A Mazda e a Bose iniciaram a sua colaboração no Mazda RX-7 “NC” há 30 anos - ®DR

1991 marcou o início de uma parceria tecnológica entre a Mazda e a Bose a qual se estende até ao presente, percorrendo três décadas e envolvendo inúmeros modelos da Mazda. Desde que, há 30 anos, começaram a trabalhar em conjunto, na então terceira geração do Mazda RX-7, a Mazda e a Bose continuaram a colaborar em soluções sonoras premium e inovadoras que contribuem para uma experiência de condução superior.

No seu conjunto, o poder do som e o prazer de condução proporcionam uma experiência-cliente notável e envolvente, permitindo aos passageiros sentirem todo o detalhe acústico e impacto emocional de um concerto ao vivo dentro do seu próprio automóvel.

Mazda RX-7: Onde tudo começou…

“A condução e a música provocam uma determinada reacção química na nossa mente”, afirma Ryoji Oe, Engenheiro de Áudio da Mazda, ele que trabalhou na terceira geração do coupé de motor rotativo. Na busca por uma tecnologia áudio excepcional, que pudesse corresponder aos padrões premium que a equipa de desenvolvimento tinha estabelecido para o novo RX-7, Oe deparou-se com o sistema Acoustic Wave Cannon da Bose, um sistema de reprodução de graves para instalações de som profissionais, composto por um tubo de 3,6 metros de comprimento, integrando um wooferde elevada saída no seu interior. Esta invulgar solução cumpria com os parâmetros, mas integrar a tecnologia de colunas Waveguide da Bose num automóvel parecia um desafio quase intransponível.

No entanto, através de um engenhoso sistema de dobras e curvas, os engenheiros da Bose e da Mazda conseguiram integrar perfeitamente o longo tubo na secção traseira do modelo sem comprometer o espaço do habitáculo ou da bagageira, garantindo uns baixos mais límpidos e nítidos do que anteriormente parecia possível. “A tecnologia Acoustic Waveguide e o RX-7 simplificaram a música”, relembra Mike Rosen, Engenheiro Principal da Bose Automotive Systems, que esteve envolvido no projecto há 30 anos. Um sucesso que deu o pontapé de saída a um longo conjunto de outros projectos destinados a fornecer o mesmo nível superior de som a muitos dos modelos Mazda que se seguiram.

aNOTÍCIA.pt