O historial entre Portugal e Macedónia é curto e agora está em causa o acesso ao Mundial 2022

É com a Macedónia do Norte, 67.ª do ranking FIFA, que Portugal vai discutir amanhã (29), no Estádio do Dragão, o acesso ao Mundial 2022 de futebol.

Portugal e Macedónia no acesso ao Mundial
O historial entre Portugal e Macedónia é curto e agora está em causa o acesso ao Mundial 2022 - ©Flavio Alberto

Portugal vai discutir amanhã (29), no Estádio do Dragão, o acesso ao Mundial 2022 de futebol, frente À Macedónia do Norte, 67.ª do ranking FIFA. A equipa da macedónia chega ao confronto com Portugal, após ter vencido a Alemanha por 2-1, no Grupo J da fase de qualificação e ter eliminado a Itália, em plena cidade de Palermo, com um golo de Aleksandar Trajkovski, aos 90+2 minutos.

Independente desde 1991, ano em que se separou da Jugoslávia, a Macedónia do Norte só esteve presente na fase final de uma grande competição, no Euro’2020, disputado em 2021, no qual somou três derrotas, em três jogos. Agora a Macedónia do Norte atinge o play-off como segunda do Grupo J, atrás da Alemanha.

A formação Macedónia apresenta-se, assim, no Dragão com um currículo impressionante na qualificação, uma vez que a Itália jamais tinha perdido em casa num jogo de qualificação para os Mundiais.

O capitão de equipa é o lateral direito Stefan Ristovski, jogador de 30 anos que alinhou no Sporting de 2017/18 a 2019/20, tendo cumprido mais de 60 jogos pelos “leões”, e que pertence agora à equipa do Dínamo de Zagreb

Frente a Portugal, os macedónios apenas jogaram duas vezes em jogos particulares, nos quais nunca marcaram. Em 2003, em Lausanne, na Suíça, perderam por um 1-0 e em Leiria no ano de 2012, empataram a zero bolas.

Na neutra Lausanne, na Suíça, a 2 de abril de 2003, no terceiro jogo da era Luiz Felipe Scolari, Portugal derrotou os macedónios por 1-0, graças ao golo de Luís Figo, apontado aos 24 minutos.

A seleção lusa teve alguma falta de sorte, nomeadamente nas duas bolas á trave na sequência dos cabeceamentos de Pauleta e Costinha, mas também só venceu porque Ricardo defendeu dois remates de Sakiri e teve uma saída genial aos pés de Grozdanovski.

Mas se neste primeiro encontro com a Macedónia do Norte, Portugal só conseguiu um golo, no segundo jogo, em 26 de maio de 2012, num particular realizado em Leiria, o jogo terminou com um 0-0.

Frente ao então 98.º do ranking FIFA, comandado por John Toshack, ex-treinador do Sporting, a equipa das “quinas” comandada por Paulo Bento, foi amorfa e desconcentrada, o que levou o treinador português a reconhecer que não tinham feito um bom jogo.

Assim, o terceiro embate entre Portugal e a Macedónia do Norte, da final do caminho C do play-off europeu de acesso à fase final do Mundial de 2022, terá lugar amanhã, terça-feira, pelas 19:45, no Estádio do Dragão, no Porto.

E que Portugal esteja inspirado para dar um bom espetáculo de futebol, vencer e animar os portugueses que já esgotaram as bancadas do Dragão.

aNOTÍCIA.pt