Miguel Oliveira, foi 9.º classificado no Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, nona prova da temporada, ganha pelo francês Fábio Quartararo (Yamaha), líder do Mundial. Miguel Oliveira, que saiu do 16.º posto, terminou as 24 voltas a 26,800 segundos do francês, que deixou o espanhol Jorge Martin (Ducati) em segundo, a 6,473, e o francês Johann Zarco (Ducati), em terceiro, a 8,385.
Fabio Quartararo, dominou completamente a corrida, rodando na segunda parte da corrida praticamente sozinho. Além das muitas quedas, a prova ficou também marcada pelo impressionante erro de Aleix Espargaró, que a uma volta do fim, quando seguia em segundo, achou que a corrida tinha acabado, mesmo sem ver a bandeira xadrez. O espanhol da Aprilia ainda voltou à pista, mas acabou em 5.º. Jorge Martin e Johann Zarco, foram os beneficiados, uma vez que que garantiram a presença no pódio.
Com o resultado obtido no Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, Quartararo reforçou a liderança do campeonato, agora, com 147 pontos, enquanto Miguel Oliveira é 10.º, com 57.
A noticia de ultima hora, do MotoGP, de acordo com a SportTV, é que Miguel Oliveira vai ser piloto da Gresini-Ducati na próxima temporada. A confirmar-se esta mudança para a equipa satélite da Ducati, o piloto português terminará no final da época uma ligação de quatro anos com a KTM na categoria principal, nas quais conseguiu conquistar quatro vitórias, seis pódios e uma pole position.
Assim, o piloto de Almada, já terá assinado contrato com a formação italiana liderada por Nadia Padovani, viúva do malogrado Fausto Gresini. Falta apenas saber quem estará ao lado do português na equipa no próximo ano, sendo provável que essa posição seja ocupada por Fabio Di Giannantonio, isto porque Enea Bastianini deverá subir à equipa oficial, para assumir a vaga de Jack Miller, que passa para a KTM.
Esta notícia, surgiu poucos momentos depois do jornalista Simon Patterson ter partilhado nas redes sociais uma foto de Miguel Oliveira na companhia do pai e de Paolo Ciabatti, diretor desportivo da equipa Ducati, a entrar na garagem da Gresini Racing.
Durante a próxima semana é possível que surja a confirmação oficial da mudança de Miguel Oliveira para a Gresini-Ducati, marca patrocinada pela Oli, uma empresa portuguesa de equipamentos sanitários.