No último dia do Portugal Air Summit ’22 marcaram presença, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, milhares de pessoas para ver de perto mais de uma dezena de aviões e os seus pilotos, as acrobacias aéreas e uma passagem de modelos inédita, o Portugal Air Fashion, com fardas de 10 companhias aéreas. O programa lúdico voou, este domingo, 16 de outubro, até à Praia de Santo Amaro, no Município de Oeiras, para a realização de um Air Show durante a tarde que contou com a presença de mais 100 mil pessoas.
A manhã de sábado, 15 de outubro, ficou marcada pela forte adesão do público aos diferentes workshops sobre os temas da aviação, defesa e património aeronáutico. Estes contaram com oradores do programa Ciência Viva, do Aeroclube de Portugal, do Vintage Aeroclube e de pilotos históricos do setor.
Antes de almoço, os céus de Ponte de Sor começaram a ganhar vida com os treinos práticos dos pilotos participantes nos vários espetáculos e corridas aéreas que atraíram milhares de entusiastas da aviação, curiosos e visitantes. E a partir das 13h00 arrancou o programa de air shows, com a AIR RACE CHAMPIONSHIP, uma corrida aérea de cortar a respiração. A seguir aconteceram vários outros momentos marcantes nos céus de Ponte de Sor, como o voo acrobático do Spitfire, um avião de combate da II Guerra Mundial, que esteve presente em Portugal pela segunda vez em 50 anos, e a descolagem e passagem aérea do avião civil de passageiros A320 da SATA, que aterrou, pela primeira vez, no Alto Alentejo, fazendo história no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. Sem esquecer o incrível desempenho da equipa de acrobacias aéreas Raven, liderada por pilotos civis britânicos, que fizeram as delícias dos aficionados e dos presentes no local.
Os pilotos foram as superestrelas do dia, com a presença do ex-campeão mundial Ramón Alonso, do piloto Castór Fantoba, atual campeão nacional espanhol nos estilos Clássico e Freestyle, e do português Luís Garção, piloto comandante de Airbus A330 na TAP Air Portugal, e especialista em acrobacia aérea há quase 30 anos, que demonstrou as suas habilidades aéreas com o seu Pitts S2B.
Ao início da noite, as acrobacias aéreas do Portugal Air Summit estiveram a cargo dos pilotos Guy Westgate e Rob Barsby, da Aerosparx, que iluminaram os céus com um espetáculo de velocidade, luz, cor e música, a bordo de dois aviões equipados com leds na fuselagem e pirotecnia nas asas. Um momento ao mais puro estilo acrobático seguido pela comunhão perfeita entre a arte e a tecnologia com 100 drones autónomos a pintar os céus com incríveis formações, que contam histórias apaixonantes. E a fechar, a novidade desta 6º edição, o Portugal Air Fashion, que trouxe o glamour do estilo da moda vigente a 38.000 pés (ca. 12 km) de altitude, com 10 companhias aéreas a desfilarem as suas fardas num espetáculo único com música e coreografias, que conduziram todos os presentes numa viagem sensorial.
No domingo, dia 16 de outubro, a ação concentrou-se no Município de Oeiras, mais concretamente na Praia de Santo Amaro, com a realização de um Air Show à tarde, entre as 15h30 e as 20h, que contou com inúmeras acrobacias aéreas que colaram a atenção dos mais de 100 mil visitantes aos céus.
Este foi o segundo dia do programa lúdico, onde as estrelas foram os aviões da Air Race Championship, o Spitfire e os espetáculos aéreos do ex-campeão Mundial Ramón Alonso, do Castor Fantoba, Luís Garção, Quijote, Jacobstars e a The Raven Team. Estiveram presentes também os F16 da Força Aérea Portuguesa e, ao fim da tarde, regressaram os Aerosparx, que iluminaram o espelho de água da Praia de Santo Amaro com o fogo de artifício lançado das suas asas através de uma performance que arrebatou aos presentes.